Saiba como doar livros para bibliotecas comunitárias do Rio

Muitas pessoas ainda não têm acesso aos livros, por isso, iniciativas como as bibliotecas comunitárias fortalecem o incentivo à leitura no Brasil. Saiba, neste artigo, como ajudar o projeto, e onde encontrar o local mais próximo de você para fazer a doação.

Projetos de bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro, como a Biblioteca Mundo da Lua, no Morro Tabajaras e Cabritos (Zona Sul), e a Biblioteca Dodô da Portela, no Morro da Providência (Centro) colocam em prática algo que deveria ser oferecido pelas políticas públicas. Na ausência destas, as iniciativas alimentam os sonhos de muita gente, levando as comunidades a aproximarem suas realidades do mundo da leitura.

As iniciativas, felizmente, tem encontrado o apoio de muitas pessoas. Mas as bibliotecas precisam ser abastecidas para continuar a distribuir os exemplares, que muitas vezes só estão disponíveis para venda.

O projeto popular de arrecadação e recebimento de livros acontece por iniciativa de seus organizadores. São eles que podem ser contatados para novas doações, bem como as doações diretas nos locais indicados.

Confira alguns dos projetos de bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro

Biblioteca Mundo da Lua. Localização: Endereço: R. Euclídes da Rocha, 507 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22031-100. Doações através do contato: (21) 99662-3332

Biblioteca Dodô da Portela. A biblioteca leva esse nome por conta do seu criador e idealizador, o professor de capoeira Flávio Ribeiro. Para doar entrar em contato pelo celular: (21) 99481-9042.

Biblioteca Galpão Favela. A biblioteca que ganhou espaço recentemente, ainda está sendo finalizada, mas já recebe doações. Para doações contatar: Gabriela Tomás no celular (21) 98653-3773, ou pelo e-mail gabriela@galpaofavela.com.br.

Clube de Leitura do Alemão. Esse projeto acontece no Complexo do Alemão e Complexo da Penha. O criador é o escritor Otávio Júnior, vencedor do Jabuti 2020 na categoria infantil com “Da minha janela”. O projeto. além de livros, oferece atividades culturais aos moradores. Contato pelo perfil do autor no Instagram (@otaviojuniorautor).

Ainda existem mais locais para doações, como a Biblioteca Comunitária Ninho das Águias (ninhodasaguiasppg@gmail.com) e WinnieTeca (Twitter @winnieteca).

Leia também: Literatura e acessibilidade para uma leitura inclusiva

Deixe um comentário