Audiolivro: o que é?

Com a rotina agitada em que vivemos, às vezes pode acabar sendo difícil manter as leituras em dia. Mas existem meios de voltar a ler os títulos que tanto queremos. E o melhor: podemos até mesmo encaixar esse hábito novamente em nosso dia a dia, através do audiolivro. Quer saber como? Leia este artigo!

Naturalmente, em meio a tantas tarefas diárias, não é fácil separar aquele tempo que gostaríamos para fazer uma leitura. Agora imagine ler aquele livro que tanto ama enquanto está fazendo exercícios ou até mesmo realizando tarefas de casa. A realidade é que isso já é possível com o audiolivro – ou audiobook -, modalidade de leitura já utilizada há algum tempo, mas ainda sem grande destaque. Esse tipo de hábito pode se adaptar facilmente à rotina, pois permite que outra tarefa seja realizada simultaneamente sem perda de tempo.

O que é um audiolivro?

Um audiolivro nada mais é que uma gravação da leitura de um livro em voz alta por narradores profissionais, atores ou pessoas voluntárias. Existem opções de audiolivros em que a narração dos livros é feita na íntegra, com cada detalhe do texto original, e em outros casos as obras são resumidas, mantendo o conteúdo principal.

O interessante é que o audiolivro já existe há muito tempo. Essa modalidade foi criada na década de 30, sendo inicialmente chamada de “talking book” (livro falado, na tradução livre do inglês). Seu principal objetivo era auxiliar as pessoas com deficiência visual através de uma leitura inclusiva.

A importância dos audiolivros

Em primeiro lugar, os audiobooks são uma grande ferramenta para leitores que têm alguma limitação física na visão, com dificuldade para ler de perto ou até mesmo deficiência visual total.

Além disso, pode ser um facilitador para o conhecimento em casos de pessoas disléxicas ou para quem apresenta dificuldade na língua escrita, como em casos de analfabetismo.

O audiolivro também é ideal para pessoas que querem ler mas estão sem tempo. Ele pode facilmente se encaixar em diversas situações do dia a dia, seja na academia, durante uma caminhada, dirigindo, lavando roupa e outras diversas situações.

Deixe um comentário