Coleção — Selo Literário

Pensamento Negro Contemporâneo

O selo literário Pensamento Negro Contemporâneo tem por objetivo dar visibilidade aos saberes e produções teóricas de pensadoras(es) negras(os) na academia e fora dela. É um convite a uma verdadeira artesania de valorização da pluralidade e da geopolítica de saberes descentrados, produzidos por intelectuais e negras(os) da diáspora e africanas(os) em conexão com os saberes da Maioria Minorizada de todo o Sul global.

Capitaneado pela dupla de intelectuais Richard Santos e Maria do Carmo Rebouças, o Selo denota o compromisso intelectual de permanente justiça epistêmica articulado a um esforço de interpretação da realidade levando em consideração as realidades históricas das(os) africanas(os) e da sua diáspora e da produção intelectual daí advinda, rompendo de uma vez por todas com o complexo colonial, com o racismo e o epistemicídio.

Este selo é resultado de uma trajetória de trabalho em sala de aula, em pesquisa, em extensão e em atuação política junto a movimentos sociais, culturais, musicais e nesse sentido provoca e incide na formulação de uma nova ação pedagógica, que seja mais inclusiva e plural no campo das ciências humanas para que espelhe a diversidade epistemológica vivenciada na realidade do país, traduzida não somente em trabalhos acadêmicos, mas também em enredos de escolas de samba, raps, rezas, discursos e narrativas interpretativos da sociedade brasileira.

No século XXI, com a entrada de jovens e adultos amefricanos no âmbito universitário — representantes da Maioria Minorizada —, essa missão se potencializa em razão da obrigação da sociedade e da universidade de proporcionar às(aos) brasileiras(os) em geral e às(aos) brasileiras(os) negras(os) em particular uma matriz formativa que contemple realidades e abordagens próximas da vivida por essas(es)
sujeitas(os), e que dialogue identitariamente com esse novo público leitor, proporcionando imaginários e abordagens inclusivas e relacionadas com suas vivências plurais. Essa é a missão do selo Pensamento Negro Contemporâneo em parceria com a Editora Telha.

Coordenadores

Maria do Carmo Rebouças

Maria do Carmo Rebouças


Maria do Carmo Rebouças é Professora de Direito do Instituto de Artes e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Coordena o Grupo de Pesquisa Pluralismos Jurídicos e Usos Emancipatórios do Direito da UFSB/CNPq.

É vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da UFSB/CNPq.

Ler mais
Richard Santos

Richard Santos


Richard Santos é escritor, pesquisador, docente e extensionista da Universidade Federal do Sul da Bahia.

É credenciado à Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais.

Coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo e o Programa de Extensão Jornada do Novembro Negro.

Propôs e coordenou a criação do curso bacharelado em jornalismo da UFSB. Tem uma carreira pregressa como artista multimídia, conhecido como Big Richard.

É pós-doutor pelo PÓS-CULTURA da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília;

É membro da INTERCOM, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, e da Latin American Studies Association, LASA.

É autor dos livros Maioria Minorizada - Um dispositivo analítico de racialidade (2020) e Branquitude e Televisão - A nova África (?) na TV pública (2ª edição, 2021), ambos publicados pela Editora Telha.

Ler mais