Marighella: filme brasileiro resgata o legado do guerrilheiro

Dirigido por Wagner Moura, a cinebiografia Marighella baseia-se no livro “Marighella O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo“, de Mário Magalhães. O filme conta a história real do poeta e guerrilheiro brasileiro. 

Marighella considerava-se comunista marxista-leninista e foi um dos principais organizadores do movimento de resistência durante a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1985. O poeta chegou a ser considerado inimigo número um do regime militar e foi assassinado em 1969. 

Durante a produção, e também após o lançamento, o filme sofreu uma série de boicotes pelo seu forte teor político, principalmente por negacionistas da ditadura. No início de 2019, antes da sua estreia no Brasil, o site IMDB registrou robôs programados para baixar a nota do filme na página oficial.

O filme estreou e foi ovacionado no 9.° Festival Internacional de Cinema de Berlim e recebeu cerca de 88% de aprovação da crítica especializada. A estreia arrebatadora no Brasil deu à Marighella o título de filme nacional mais assistido de 2021, levando cerca de 100 mil pessoas ao cinema. O elenco tem Seu Jorge interpretando Marighella, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Adriana Esteves, entre outros.

Deixe um comentário