As muitas produções de livros no mundo inteiro, e principalmente as que resgatam passados históricos, não seriam as mesmas sem o papel de um profissional: o historiador. São dados, elementos regionais, contextos em momentos da história que só os historiadores conseguem resgatar. Confira neste artigo, a importância para o mercado editorial.
Se um dia você já pensou em escrever um livro, mesmo que de ficção, em algum momento irá escrever algum fato histórico para contextualiza e ter maior propriedade do assunto que está apresentando. O fato é que o historiador tem um papel fundamental para o mercado de produção literária no mundo. Mas como, de fato, eles contribuem para isso?
Um historiador é a pessoa que estuda com verdadeiro afinco os fatos históricos que ocorreram no mundo, desde o início da civilização até os dias de hoje. Esse profissional, além de estudar, analisa e interpreta fatos da humanidade com provas e evidências.
Mas calma, não é um único historiador que vai saber de tudo. Alguns se especializam em determinados assuntos. Em sua maioria eles se especializam e se dedicam a aspectos particulares ou períodos da história em que eles aconteceram. Confira as diversas categorias em que eles podem se dividir:
Entre as principais metodologias usadas pelos historiadores, a investigação é a mais comum. Através da investigação procuram evidências sólidas e fontes confiáveis deixadas por colegas anteriores.
Essas evidências geralmente são fruto de pesquisa árdua em contato com Arqueólogos, Geógrafos, Filósofos etc. Tudo isso para explicar como e por quê as coisas aconteceram no passado, e dessa forma moldam a sociedade atual.
Podemos confiar em historiadores?
Além de serem extremamente objetivos, eles não contam ou interpretam a história a seu próprio modo. Jamais colocam seu ponto de vista, trabalhando com um alto nível de objetividade e imparcialidade, principalmente ao fazer referência a fatos políticos ou assuntos que gerem polêmica.
Os historiadores ajudaram a escrever a história e a construir todos os relatos e fatos que nós sabemos hoje, e consequentemente, a fortalecer as histórias e produções de muitos livros, sendo de extrema importância para o mercado editorial.
Muitos historiadores também escrevem livros, dando ainda mais propriedade a muitos assuntos. Encontre alguns títulos na editora Telha:
- Cultura, memória e poder: história e historiografia (Carlos de Oliveira Malaquias e Edna Maria Matos Antônio)
- Democracy Delivers: a intervenção dos EUA na Venezuela Chavista (Tiago Santos Salgado)
- Narrativas de Dor e Silêncio: Tortura, clandestinidade e exílio na vida de homens e mulheres durante a ditadura (Lívia de Barros Salgado)
- Recortes do feminino (Andréa Casa Nova Maia)