21 dicas de como se tornar um leitor voraz em pouco tempo

A capacidade de leitura é uma habilidade básica, porém muito importante, seja para se relacionar na sociedade ou alcançar um nível maior de conhecimento. Entre os países que mais leem no mundo está a França, em que 88% da população que se declara leitor regular e lê em média 21 livros por ano. Infelizmente, no Brasil, a realidade é bem diferente: 52% dos brasileiros são leitores e leem menos de 5 livros ao ano. Pensando nos 21 livros que um francês lê em 12 meses, a Editora Telha vai deixar aqui 21 dicas para te ajudar a se tornar um leitor voraz.

1. Inspire-se

O início de tudo é a motivação. Tenha em mente que a leitura é algo precioso. Procure se espelhar em pessoas que ganharam prêmios, alcançaram êxito em estudos e fizeram descobertas fantásticas. Ler é uma dádiva!

2. Leia em voz alta

Essa estratégia é ótima para estimular o cérebro, uma prática que organiza as sentenças e as ideias. A leitura em voz alta faz com que você assimile melhor as frases e os sentidos. Sua percepção do que está lendo naturalmente irá aumentar!

3. Faça uma pré-seleção dos livros

Selecione os livros que sempre quis ler ou pesquise assuntos que se identifique. Não comece por livros da moda só porque todos estão lendo. Começar com um assunto chato ou que não atenda às suas expectativas pode gerar cansaço mental e um afastamento ainda maior da leitura. Então faça uma lista de livros relacionados ao que você gosta!

4. Programe dia e horário para ler

Planejamento é tudo! Não deixe a leitura só para quando tiver em um momento de ócio ou para instantes antes de pegar no sono. Programe-se! Mas não estipule metas inalcançáveis, como 50 páginas por dia. A dica é começar com uma programação gradativa e inteligente, com um objetivo de páginas por semana ou minutos por dia. Comece aos poucos, mas comece!

5. Crie metas de leitura saudáveis

Crie metas saudáveis, de acordo com sua rotina e suas possibilidades. Seja sincero com você mesmo. Não tente ler 2 livros ao mesmo tempo se você ainda não tem o hábito de leitura. Considere avaliar todas as circunstâncias que podem ser encaixadas nas leituras da semana, mas de forma natural. 

6. Pratique

Como tudo na vida, a prática melhora a performance de qualquer atividade. Na leitura não é diferente. Mas antes é preciso vencer o desânimo. Tenha em mente suas metas antes de cada leitura e busque ser motivado pelas sensações boas que a leitura traz. 

7. Elimine tudo o que faz parar a leitura

Som alto, ambientes barulhentos, lugares muito movimentados, tudo isso pode ser um empecilho ou uma distração. Se estiver em horário de almoço no trabalho, procure o lugar mais reservado. Se estiver em casa, escolha um cantinho silencioso e confortável.

8. Faça anotações

É importante registrar sentenças que gostou, falas do livro que para você têm significado e importância. Tire do livro o melhor, seja para aplicar em situações ou agregar conhecimento. E faça do seu jeito. Se você é do time do post it, encha seu livro de anotações. Se você ama um marcador, marque tudo que quer reler depois!

9. Leia com propósito

Pergunte-se sempre antes de cada leitura: qual a motivação? O que você quer adquirir com esse livro? Se é obter um maior conhecimento político ou de determinado período ou assunto. Relacione momentos positivos na vida com o livro.

10. Não se compare com os outros

Os ritmos de leitura das pessoas são diferentes. Não é todo mundo que lê um livro em um fim de semana. O que importa é que tempo você vai ler o livro no seu tempo!

11. Comece com os livros que te prendem

Vai começar a praticar a leitura mas não sabe com qual livro começar? Pense em um filme ou série que você goste e procure por livros com temas relacionados.

12. Não faça do hábito uma obrigação

Não comece nenhum livro se sentir que está fazendo porque a sociedade acha bonito ou porque quer ser um intelectual. Procure ler com motivação e relacione a leitura com vontade e prazer. Permita-se descobrir as sensações que sente após a leitura de um livro.

13. Evite ler rápido só pra ler mais

Não queira ser o Usain Bolt da leitura. Ler rápido demais pode ser legal para somar quantidade de livros finalizados, mas vai ser como uma comida que come sem sentir o gosto. Não vai te agregar em nada. Leia com apreço!

14. Lute contra o sono

Não use a desculpa “não vou ler porque dá sono”. Ler dá sono na maioria das pessoas, mas assim como tudo na vida, temos que ter um autodomínio das nossas sensações. É como o frio na barriga quando vai fazer uma prova importante. Você deixa de fazer só porque te dá medo e insegurança? A mesma acontece com a leitura: dá sono, mas é possível driblar esse estado facilmente. 

15. Valorize a sensação de terminar um livro

Permita-se perceber essa sensação, que muitas vezes vem em forma de alegria e tristeza. Alegria pela conclusão e tristeza porque por um tempo aqueles personagens acompanharam seu imaginário e fizeram parte do seu dia a dia.

16. Siga páginas de leitura nas redes

Entre em grupos de leituras, siga perfis que fazem postagens frequentes sobre livros e comece a alimentar ainda mais a vontade de ler e dividir as suas experiências com mais pessoas.

17. Compartilhe suas leituras finalizadas

Quando começar as suas leituras, essa vontade vai ser natural. A verdade é que quando finalizamos uma história, temos vontade de sair dividindo a mesma com o mundo. Seja nas reuniões familiares ou entre os colegas do trabalho. Acabamos virando o tipo de pessoa que sugere livros.

18. Leia ebook e livros físicos

Teste de tudo, leia ebooks e livros físicos. Em alguns momentos vai preferir um e em outros vai querer ler em outro. E se uma das formas se tornar a sua predileta, vai fundo!

19. Se gostar de um autor, colecione!

Começou a ler um livro que tem sequência ou que o autor tem muitos livros publicados? Colecione! Quando estiver nesse nível, ahhh pode ter certeza que sua paixão pela leitura aconteceu!

20. Frequente livrarias e eventos e feiras de livros

Fique atento a feiras e eventos que acontecem no universo dos livros. Você vai acabar pegando gosto pelas editoras ou vai querer tietar um autor que esteja presente, por exemplo. Não deixe de prestigiar livrarias locais, sempre há lançamentos e promoções e você não vai querer perder, não é mesmo?

21. Faça uma auto análise após cada leitura

Após concluir cada leitura, faça perguntas a você mesmo: “o que eu aprendi com esse livro?”, “quais capítulos estarão para sempre em minha memória?”, “o que o autor quis transmitir com aquele parágrafo?”, “por que esse livro é bom?”.

Gostou das dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos que gostariam de desenvolver o hábito da leitura! E não deixe de prestigiar os títulos da Editora Telha, temos inúmeros exemplares esperando por você!

Deixe um comentário