Marketing Literário: 5 dicas para vender e divulgar seu livro

Banner blog marketing literário

Ser escritor no Brasil não é uma tarefa fácil, visto que plataformas de publicação independente modificaram a forma de divulgação. Tornar-se um autor independente pode parecer difícil, em contrapartida, uma boa estratégia de marketing literário é a melhor ferramenta para alcançar o sucesso.

Como divulgar um livro é a grande questão, porque é um caminho lento e gradual. Através do marketing literário é possível divulgar livro por meio de um processo completo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa de mercado, para verificar se há demanda, até a produção, logística; teste de público; comercialização; pós venda; atendimento ao cliente e o fortalecimento da marca.

No caso dos livros, o chamado marketing literário ou editorial consiste em aplicar as estratégias, técnicas e práticas dessa área para as produções editoriais. Seu objetivo não é apenas divulgar livro, mas oferecer uma experiência de valor aos leitores por meio do seu produto.

5 dicas para se destacar no Marketing Literário

1. Conheça os conceitos básicos do marketing

Você não precisa ser um profissional de marketing para entender o principal sobre seus conceitos e aplicá-los em sua área de atuação. No marketing para escritores, a questão vai muito além da divulgação da obra em si, mas também da imagem do autor. Quanto mais conhecida for a sua “marca”, maior a possibilidade de que leitores, que já o conhecem, queiram adquirir novos produtos lançados por você, ou seja, livros.

2. Estude casos de sucesso

A princípio levante questões do tipo: Qual é o seu público? Quem divide esse público com você? Quem tem alto engajamento nas postagens nas redes sociais? Qual é o conteúdo compartilhado? Estude, adapte e aprimore para a sua realidade! Tão importante quanto conhecer o básico sobre marketing literário, conheça também as melhores estratégias focadas para o seu público. Faz parte do marketing para vender livros estudar casos de sucesso; o que poderá clarear o caminho que você deve seguir para atrair mais leitores para a sua obra.

3. Ofereça conteúdo

Venda seu livro, mas não se limite a isso! Crie conteúdo e ofereça gratuitamente ao seu leitor; pode ser um conto ou um poema ou mesmo um texto crítico. Enfim, o marketing para escritores exige que você crie conteúdo. Desta forma, uma das estratégias mais interessantes é fazer isso a partir da sua própria obra. Vá além de divulgar livro, do post comercial e da venda. No processo de marketing literário, é preciso nutrir seus potenciais clientes com boas matérias, então explore as possibilidades que sua história traz.

4. Construa presença digital

Um dos maiores erros de autores, sejam eles independentes ou não, é achar que seu trabalho termina assim que o livro é publicado. No marketing livro ou marketing para vender livros, você precisa construir a sua audiência e engajar o seu público. Estar presente nas redes sociais e conversar com o seu público é essencial. Além disso, um autor que já tem uma audiência tem muito mais chances de conseguir sucesso na carreira literária.

5. Conheça o mercado

Como divulgar um livro? Estude e procure conhecer o mercado editorial brasileiro, converse com seus amigos que tenham publicado ou faça perguntas para escritores e grupos de escritores. Leia blogs sobre o assunto e acompanhe a área editorial. Lembre-se de que informação é tudo e em qualquer ramo de atividade.

Marketing Literário – Suporte Profissional

A Telha tem uma equipe de colaboradores pronta para te auxiliar nas questões de como divulgar um livro ou mesmo marketing para escritores. Promovemos nosso catálogo nas redes sociais, disparamos e-mails para as nossas listas e mailings, bem como oferecemos o seu livro aos nossos revendedores.

O nosso marketing literário é um grande diferencial na hora de anunciar sua obra ao grande público. Confira alguns de nossos destaques em veículos de imprensa nesta página: na mídia.

Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais sobre os nossos serviços de edição, divulgação e comercialização.

Deixe o marketing para vender livros por nossa conta!

Deixe um comentário