Marketing Literário: 5 dicas para vender e divulgar seu livro

Ser escritor no Brasil não é uma tarefa fácil. Em uma realidade em que plataformas de publicação independente não são mais novidade, a forma de divulgação mudou. Ser autor independente pode parecer mais difícil, mas nada que um pouco de estratégia – e marketing literário – não resolva.

Divulgar uma obra literária é um processo lento e gradual, mas através do Marketing, é possível entender e atender às necessidades do cliente. Ele engloba o processo completo de desenvolvimento do produto, desde a pesquisa do mercado, para verificar se há demanda, até a produção, logística, teste de público, comercialização, pós venda, atendimento ao cliente e o fortalecimento de uma marca.

No caso dos livros, o chamado marketing literário ou editorial consiste em aplicar as  estratégias, técnicas e práticas dessa área para as produções editoriais. Seu objetivo não é apenas divulgar e vender o livro, mas sim oferecer uma experiência de valor aos leitores por meio do seu produto, fortalecendo o relacionamento entre cliente e marca.

5 dicas para se destacar no Marketing Literário

Conheça os conceitos básicos do marketing

Você não precisa ser um profissional de marketing para entender o básico sobre seus conceitos e aplicá-los em sua área de atuação. Todo profissional, entre eles os escritores, precisam entender conceitos básicos de marketing para poder divulgar não só o que escreve, como também, sua imagem como autor. Quanto mais conhecida for a sua “marca”, maior a possibilidade de que leitores, que já o conhecem, queiram adquirir novos produtos lançados por você, no nosso caso, livros.

Estude casos de sucesso

Qual é seu público? Quem divide esse público com você? Quem tem alto engajamento nas postagens nas redes sociais? Qual é o conteúdo compartilhado? Estude, adapte e aprimore para sua realidade! Tão importante quanto conhecer o básico sobre marketing, é conhecer as melhores estratégias focadas para o seu público. Estudar casos de sucesso poderá encurtar o caminho que você deve seguir para atrair mais leitores para o seu livro.

Não foque apenas na venda de produtos, ofereça conteúdo

Venda seu livro, mas não se limite a isso! Crie conteúdo e dê isso ao seu leitor de forma gratuita, pode ser um conto, um poema, um texto crítico… Para se tornar relevante na internet, você precisa criar conteúdo, e uma das maneiras mais interessantes é fazer isso a partir do seu livro. Vá além da propaganda do seu livro, do post comercial e da venda. No processo de marketing literário, é preciso nutrir seus potenciais clientes por conteúdos antes de comprar um livro, então explore as possibilidades que sua história traz.

Construa uma presença digital

Um dos maiores erros de autores, independentes ou não, é achar que seu trabalho termina assim que o livro é publicado. No entanto, para conseguir vender seu livro e viver de literatura, você precisa saber como construir sua audiência e engajar o público. Estar presente nas redes sociais e conversar com o seu público é essencial. Além disso, um autor que já tem uma audiência tem muito mais chances de conseguir sucesso na carreira literária.

Conheça o mercado

Vender livros hoje no Brasil é muito difícil. Por isso, estude e procure conhecer o mercado editorial brasileiro, converse com seus amigos que tenham publicado ou faça perguntas para escritores e grupos de escritores. Leia blogs sobre o assunto e acompanhe a área editorial.

A Telha tem uma equipe de colaboradores pronta para auxiliá-lo na divulgação de sua obra. Promovemos nosso catálogo nas redes sociais, disparamos e-mails às nossas listas e mailings, e oferecemos seu livro aos nossos revendedores.

Contar com um suporte profissional é um grande diferencial na hora de anunciar sua obra ao grande público. Confira alguns de nossos destaques em veículos de imprensa nesta página: na mídia.

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