É preciso, além de entender o modo de leitura das crianças, conhecer todos os processos de planejamento e produção até chegar ao resultado final.
Prender a atenção de uma criança através de um livro é um desafio para quem está começando no mundo da literatura infantil. Ao contrário do que muitos pensam, um livro infantil não deve ser menos elaborado que os outros.
Em meio a celulares, tablets e videogames, a literatura infantil precisa mexer com a imaginação da criança e aguçar ainda mais o seu desejo por conhecimento, mesmo que indiretamente.
Entendendo seu público
Para escrever uma história infantil é essencial ler outros livros infantis e procurar referências sobre o que mais atrai os pequenos nessas obras.
Outra dica é definir o seu público-alvo. Para crianças entre 3 e 5 anos, por exemplo, são necessárias poucas palavras e ilustrações grandes. Já na faixa dos 8 aos 10 anos, as crianças têm mais autonomia, recebendo com mais facilidade textos maiores e com enredos mais complexos.
Você pode criar uma persona! Ou seja, um personagem fictício baseado em dados reais que permite ao escritor entender as características e comportamento de seu leitor. Saiba mais sobre personas em: https://editoratelha.com.br/aplique-o-conceito-de-personas-e-aumente-as-vendas-do-seu-livro/
Contando a história
Na hora de criar as histórias, é preciso sempre buscar que as crianças desenvolvam seu conhecimento e capacidade de compreensão.
Independente do enredo, a criança precisa se sentir confortável com a narrativa. Para isso, é essencial criar uma conexão com os pequenos leitores ao longo da história. Quanto mais eles se enxergarem, mais interessados serão.
Um dos recursos utilizados é manter as crianças como protagonistas da história. Crianças gostam de histórias onde elas se identificam com os personagens. Fazendo isso, você provavelmente reforçará a imaginação delas.
Lembre-se: a criatividade neste momento é fundamental para gerar maior envolvimento com o leitor.
Hora de publicar. E agora?
Para crianças, um livro não é só a história nas páginas. Tudo precisa chamar atenção e ser cativante: a capa, a tipografia, a posição das imagens, a paleta de cores. Todos esses elementos são necessários para um bom design.
Além disso, o que não pode faltar em um livro infantil são as ilustrações. Aguçar a imaginação das crianças através delas é importantíssimo para o sucesso de uma obra. As ilustrações são tão importantes quanto o texto, transmitindo as ideias aos leitores e ajudando a construir a identidade do livro.
Os custos de um livro infantil podem ser um pouco maiores se comparados a outros tipos. Isso porque deve-se levar em conta a criação de ilustrações, formato e um tipo de papel diferenciado. O mais indicado é o papel couché, que reflete bem a luminosidade e absorve menos tinta, representando de forma mais fiel as imagens.
Com essas dicas, muito provavelmente você estará mais preparado e confiante para iniciar no mundo da literatura infantil!
A Telha tem em sua equipe ilustradores e designers especializados em publicações para o público infantil. Entre em contato e saiba mais sobre como publicar o seu livro!
Ótimo!
Tenho 12 estorinhas para as crianças
Viajarem no mudo imaginário da nossa infância.
Todos com ilustrações coloridas e personagens inéditos.
Bacana, Francisco. Envie o material pelo email contato@editoratelha.com.br para avaliação e conversamos.
Tenho um livro que escrevi em parceria com uma amiga para um projeto da faculdade, as ilustrações são imagens de uso público da internet. Mas a história é linda, fala sobre as brincadeiras da infância, direitos das crianças e o respeito com os mais velhos.
Que ótimo, Otília! Se considerar interessante, envie-nos o manuscrito pelo email contato@editoratelha.com.br para avaliarmos uma possível publicação.
Boa tarde.
Estou aprendendo a escrever p crianças. Ja tenho uma mini historia c ilustraçoes de um jovem q tbm esta começando agora. Na verdade penso numa coleçao sobre meio ambiente daqi onde moro, pois é muito lindo e rico. Como faço? Grata
Perfeito, Luciana. Enviei um email com mais detalhes. Nos falamos por lá. 🙂
Tenho umas histórias para crianças de 3 a 5 anos. Não tenho as ilustrações.
Vocês têm ilustradores?
Legal, Socorro! Sim, temos. Envie, por favor, o manuscrito para contato@editoratelha.com.br e conversamos melhor. O arquivo deve estar em formato Word.
Boa noite, tenho um livro infantil para crianças de 0 a 3 anos que escrevi para utilizar nas aulas remotas no passado, como não sou boa com desenhos utilizei ilustrações da internet, tenho muita vontade de publicar esse livro
Legal, Juliana! Enviamos um email com mais detalhes. Se não o tiver recebido, cheque sua caixa de spam, por favor. 😊