Dicas para escrever e publicar um livro infantil

É preciso, além de entender o modo de leitura das crianças, conhecer todos os processos de planejamento e produção até chegar ao resultado final. 

Prender a atenção de uma criança através de um livro é um desafio para quem está começando no mundo da literatura infantil. Ao contrário do que muitos pensam, um livro infantil não deve ser menos elaborado que os outros.

Em meio a celulares, tablets e videogames, a literatura infantil precisa mexer com a imaginação da criança e aguçar ainda mais o seu desejo por conhecimento, mesmo que indiretamente.

Entendendo seu público

Para escrever uma história infantil é essencial ler outros livros infantis e procurar referências sobre o que mais atrai os pequenos nessas obras.

Outra dica é definir o seu público-alvo. Para crianças entre 3 e 5 anos, por exemplo, são necessárias poucas palavras e ilustrações grandes. Já na faixa dos 8 aos 10 anos, as crianças têm mais autonomia, recebendo com mais facilidade textos maiores e com enredos mais complexos.

Você pode criar uma persona! Ou seja, um personagem fictício baseado em dados reais que permite ao escritor entender as características e comportamento de seu leitor. Saiba mais sobre personas em: https://editoratelha.com.br/aplique-o-conceito-de-personas-e-aumente-as-vendas-do-seu-livro/

Contando a história

Na hora de criar as histórias, é preciso sempre buscar que as crianças desenvolvam seu conhecimento e capacidade de compreensão.

Independente do enredo, a criança precisa se sentir confortável com a narrativa. Para isso, é essencial criar uma conexão com os pequenos leitores ao longo da história. Quanto mais eles se enxergarem, mais interessados serão.

Um dos recursos utilizados é manter as crianças como protagonistas da história. Crianças gostam de histórias onde elas se identificam com os personagens. Fazendo isso, você provavelmente reforçará a imaginação delas.

Lembre-se: a criatividade neste momento é fundamental para gerar maior envolvimento com o leitor. 

Hora de publicar. E agora?

Para crianças, um livro não é só a história nas páginas. Tudo precisa chamar atenção e ser cativante: a capa, a tipografia, a posição das imagens, a paleta de cores. Todos esses elementos são necessários para um bom design.

Além disso, o que não pode faltar em um livro infantil são as ilustrações. Aguçar a imaginação das crianças através delas é importantíssimo para o sucesso de uma obra. As ilustrações são tão importantes quanto o texto, transmitindo as ideias aos leitores e ajudando a construir a identidade do livro.

Os custos de um livro infantil podem ser um pouco maiores se comparados a outros tipos. Isso porque deve-se levar em conta a criação de ilustrações, formato e um tipo de papel diferenciado. O mais indicado é o papel couché, que reflete bem a luminosidade e absorve menos tinta, representando de forma mais fiel as imagens.

Com essas dicas, muito provavelmente você estará mais preparado e confiante para iniciar no mundo da literatura infantil!

A Telha tem em sua equipe ilustradores e designers especializados em publicações para o público infantil. Entre em contato e saiba mais sobre como publicar o seu livro!

11 thoughts on “Dicas para escrever e publicar um livro infantil

      • Otília Andressa Dal Evedove Pinto says:

        Tenho um livro que escrevi em parceria com uma amiga para um projeto da faculdade, as ilustrações são imagens de uso público da internet. Mas a história é linda, fala sobre as brincadeiras da infância, direitos das crianças e o respeito com os mais velhos.

    • Luciana Barcelos casate says:

      Boa tarde.
      Estou aprendendo a escrever p crianças. Ja tenho uma mini historia c ilustraçoes de um jovem q tbm esta começando agora. Na verdade penso numa coleçao sobre meio ambiente daqi onde moro, pois é muito lindo e rico. Como faço? Grata

      • Douglas Evangelista says:

        Perfeito, Luciana. Enviei um email com mais detalhes. Nos falamos por lá. 🙂

        • Socorro says:

          Tenho umas histórias para crianças de 3 a 5 anos. Não tenho as ilustrações.
          Vocês têm ilustradores?

          • Douglas Evangelista says:

            Legal, Socorro! Sim, temos. Envie, por favor, o manuscrito para contato@editoratelha.com.br e conversamos melhor. O arquivo deve estar em formato Word.

  1. Juliana Dias de Souza says:

    Boa noite, tenho um livro infantil para crianças de 0 a 3 anos que escrevi para utilizar nas aulas remotas no passado, como não sou boa com desenhos utilizei ilustrações da internet, tenho muita vontade de publicar esse livro

    • Douglas Evangelista says:

      Legal, Juliana! Enviamos um email com mais detalhes. Se não o tiver recebido, cheque sua caixa de spam, por favor. 😊

Deixe um comentário