Como escrever e publicar um livro infantil

Banner blog dicas publicar infantil

Deseja saber como escrever um livro infantil? Então está na página certa! Aqui verá que além de entender de leitura para crianças, também deve conhecer os processos de planejamento e produção.

Ao contrário do que muitos pensam um livro infantil não deve ser menos elaborado do que os outros, já que livros para crianças têm como público mentes exigentes criativas e ávidas por novidades.

Em meio a celulares, tablets e videogames, a literatura infantil precisa mexer com a imaginação da criança e aguçar ainda mais o seu desejo por conhecimento, mesmo que indiretamente.

Como escrever um livro infantil passo a passo é o que verá daqui pra frente.

O livro infantil: dicas para escrever o seu


Como escrever um livro infantil de sucesso é a grande questão. Então parta do princípio de que é essencial procurar referências sobre o que mais atrai os pequenos. Sendo assim, por meio da leitura de boas obras para crianças você irá aprender muito; além de descobrir os caminhos para saber como publicar um livro infantil. .

Como que em um banco de escola, adquirir conhecimento é sempre bom e se espelhar em autores brilhantes faz parte do aprendizado.

Outra dica é definir o público-alvo segundo a faixa etária e vale lembrar que estimular a leitura para crianças começa desde os bebês! O mercado de livros possui uma grande variedade de opções, mas separamos algumas dicas para as crianças um tanto maiores.

Crianças entre 3 e 5 anos


Em primeiro lugar, para os leitores pequeninos são necessárias poucas palavras, além de ilustrações grandes e coloridas. Os pais ou responsáveis devem fazer a leitura para crianças com entusiasmo, boa entonação e apontando os detalhes das páginas.

Crianças entre 6 e 8 anos


Como nesta etapa da vida as crianças estão em fase de alfabetização, textos com letra bastão são a grande dica, porque a maioria já reconhece as letras e as palavras. As ilustrações continuam muito bem-vindas!

Pequenos leitores entre 8 e 10 anos


São crianças com maior autonomia e que recebem com mais facilidade textos maiores e com enredos mais complexos. Estão abertos ao novo e extremamente cheios de curiosidade, certamente serão fisgados por uma boa história de aventura.

Para te ajudar na tarefa de publicar um livro infantil indicamos que crie uma persona! Ou seja, um personagem fictício baseado em dados reais que te permitirá entender as características e comportamento de seu leitor.

Como escrever história infantil


Antes de tudo, o grande conselho de como escrever um livro infantil é pensar na missão de trazer crescimento intelectual com informações novas e ricas! Na hora de criar as histórias, é preciso sempre buscar que as crianças desenvolvam seu conhecimento e capacidade de compreensão.

Ao mesmo tempo, independente do enredo, a criança precisa se sentir confortável com a narrativa. Para isso, é essencial criar uma conexão com os pequenos leitores ao longo da história. Quanto mais eles se identificarem, maior o interesse.

Um dos recursos utilizados é manter as crianças como protagonistas da narrativa. Os pequenos gostam de histórias onde se identificam com os personagens. Fazendo isso, você provavelmente reforçará a imaginação de todos eles.

Se como escrever um livro infantil lhe parecia tangível, lembre-se, no entanto que a criatividade neste momento é fundamental para gerar maior envolvimento com o leitor.

Como publicar livro infantil


Como escrever um livro infantil de sucesso requer algumas doses de criatividade, ousadia e a magia de um pó de pirlimpimpim.

Para crianças, um livro não é só a história nas páginas. Tudo precisa chamar atenção e ser cativante: a capa, a tipografia, a posição das imagens, a paleta de cores. Todos esses elementos são necessários para um bom design.

Além disso, o que não pode faltar nos livros para crianças são as ilustrações. Aguçar a imaginação delas é importantíssimo para o sucesso de uma obra. As ilustrações são tão importantes quanto o texto, transmitindo as ideias e ajudando na construção da identidade do livro.

O custo do livro infantil


Um tema à parte, porque o custo de um livro infantil pode ser um pouco maior se comparado a outros tipos de livros. Isso se deve por conta da criação de ilustrações, formato e tipo de papel diferenciado. O mais indicado é o papel couché, que reflete bem a luminosidade e absorve menos tinta, representando de forma mais fiel às imagens.

Mas não se assuste com isso porque se desejou saber como escrever um livro infantil é porque já se sente mordido pela vontade de publicar um, não é mesmo?

Parceria  

Com nossas dicas, muito provavelmente estará mais preparado e confiante para entrar no mundo do livro infantil!

A Telha tem em uma equipe de ilustradores e designers especializados em publicar livro infantil, basta entrar em contato!

11 thoughts on “Como escrever e publicar um livro infantil

  1. Juliana Dias de Souza says:

    Boa noite, tenho um livro infantil para crianças de 0 a 3 anos que escrevi para utilizar nas aulas remotas no passado, como não sou boa com desenhos utilizei ilustrações da internet, tenho muita vontade de publicar esse livro

Deixe um comentário