A escolha do papel e o trabalho do designer

O papel usado para impressão de um livro tem a função primordial de servir como suporte para o texto e apresentar uma experiência agradável de leitura. Dependendo do tipo, ganham o leitor e autor, mas se a escolha do papel for errada, esse processo pode se tornar desagradável.

Para ajudar em sua decisão e contribuir com o trabalho do designer na etapa de acabamento, saiba quais são os tipos e papéis mais utilizados para produção de livros:

Offset

Indicado para livros de cunho técnico por sua alvura, facilita a leitura de tabelas, gráficos e outras grafias em fontes menores. Possui diversas gramaturas e serve bem a projetos que contenham imagens. Dada sua porosidade, dependendo do total de imagens do projeto, alguma transparência pode ocorrer, então, nestes casos, é aconselhado utilizar gramaturas mais encorpadas como 90g ou 120g.

Pólen

É seu nome mais comum, porém pode variar e ser chamado de diferentes formas de acordo com seu fabricante: Pólen Soft, Avena, Lux Color etc. De gramatura média, entre 70g e 90g, é o papel ideal para livros de ficção e não-ficção (ensaios, teses, dissertações, coletâneas de artigos), pois seu tom amarelado torna a leitura de textos de maior fôlego mais confortável e prazerosa. É o preferido também dos poetas.

Couché

Reflete bem a luminosidade e tem baixo teor de porosidade, o que o faz absorver menos tinta e representar de forma fiel imagens em alta resolução. Indicado para livros que exigem um acabamento mais esmerado, sofisticado ou luxuoso, tais como livros infantis, de artes plásticas, arquitetura, design, fotografia e outros projetos especiais. Por esses motivos, tem custo diferenciado, porém o resultado final é excelente.

Prefira os profissionais

Independente da natureza da obra ou seu nível de experiência no mundo editorial, estamos aqui para ajudá-lo a viabilizar sua edição de forma ágil e transparente.

Nessa relação, é essencial que o autor participe de todos os detalhes e converse sem pressa sobre suas expectativas e objetivos quanto ao produto final. Temos as melhores condições do mercado e diversos benefícios e soluções personalizadas para o seu livro.

Deixe um comentário