Qual a importância de um bom design para o livro?

O projeto gráfico e a capa de um livro são os “cartões de visita” que, quando bem executados, encantam leitores e informam sobre o conteúdo da obra. Mesmo aqueles não familiarizados com design gráfico sabem identificar uma capa ruim.

Projeto gráfico: por que devemos nos preocupar?

Os autores em geral, sejam profissionais, amadores ou professores e pesquisadores, devem se atentar para a necessidade de um projeto gráfico atraente. A forma de apresentação é tão importante quanto o conteúdo e diz muito sobre a atenção e cuidados dispensados à obra, além de valorizar a dedicação e cuidado empregados durante a escrita.

O autor, juntamente com o designer, deve realizar um briefing para deixar o projeto bem estruturado e planejado. Essa é a oportunidade de alinhar as expectativas e desejos a um projeto editorial profissional. A posição das imagens, cabeçalhos e legendas, o espaçamento entre linhas, o tamanho da fonte, esses e outros detalhes importantes são definidos nesta etapa.

Outro processo importante para a produção de livros é a tipografia. Há tipografias que são adequadas para os títulos, para entradas de capítulos e corpo do texto, outras que ficam melhor no digital e outras ainda que funcionam melhor em grandes escalas. A tipografia é adaptada conforme o segmento e objetivos da obra, bem como a faixa etária a qual o livro se destina.

Quais cuidados devemos ter com as cores?

As cores, assim como os elementos gráficos, devem ser escolhidas com muito cuidado, pois podem acabar poluindo o visual de toda a página. Tenha cuidado com efeitos, marcas d’água e ilustrações decorativas porque esses elementos podem deixar o projeto gráfico poluído demais.

Antes de trabalhar com as cores, procure pensar no público que terá acesso à obra que será publicada, estude algumas das referências já disponíveis no mercado e mantenha-se aberto à sugestões. Outras capas de livros ou artistas que você admire são boas entradas para ter ideias de projeto.

Tenha prudência na escolha do design

Qualquer detalhe conta no momento de captar a atenção do leitor, por isso, se você não tem nenhuma experiência com design, é importante contratar um bom profissional para desenvolvimento do seu projeto gráfico e capa.

Conjugue as avaliações e recomendações com seus critérios pessoais para facilitar a interpretação do designer e assim chegar ao projeto ideal para o seu livro.

Lembre-se: os profissionais contratados são os especialistas, mas o criador e seu desejo devem ser respeitados. Muitos transtornos e inconvenientes podem ser evitados com um briefing detalhado e  conversas amistosas.

Conte conosco

Se você precisa de ajuda com o design do seu livro, fale agora mesmo com nossa equipe. Nós planejamos cada detalhe em conjunto com o autor, buscando sempre o melhor resultado de acordo com cada projeto, e levando em consideração todas as variáveis envolvidas de custo e adequação de formato.

Deixe um comentário