Aplique o conceito de personas e aumente as vendas do seu livro

Os princípios das personas utilizados pelo marketing podem transformar o seu livro, desde a produção até o processo de vendas. 

O que são personas?

Persona é a criação de personagens fictícios baseados em dados reais que permite ao anunciante entender as características e comportamento de seu cliente.

A persona pode tornar-se um grande aliado para o escritor e permitir que a construção da obra seja personalizada para atender a uma linguagem e as demais características do público ao qual será destinado. Conhecer as personas, ainda facilita a criação de campanhas de vendas mais assertivas e diretas.

Como criar personas?

Para entender a sua persona é preciso conhecer a quem está sendo direcionado o conteúdo do seu livro. Quando falamos de obras acadêmicas, sabemos que elas são destinadas a um público bem específico com um grau de conhecimento elevado e linguagem rebuscada.

A partir destes dados é possível ter ideia de faixa etária, locais frequentados, e em uma pesquisa rápida na internet, descobrir quais as redes sociais mais usadas deste público e outras informações relevantes encontradas em estudos.

Exemplo:

Na imagem acima podemos ver um exemplo simples de persona, onde é colocado além de dados pessoais, outras informações como objetivos, problemas e soluções. Essas informações extras são fundamentais para criar a linguagem necessária para um bom processo de vendas.

Criando a comunicação para vendas

Agora que você já conhece seu leitor e sabe dos seus objetivos e problemas, você irá construir uma comunicação oferecendo a solução que deve ser direcionada ao seu produto final. 

Dentro da campanha, pode abusar da criatividade, conteúdos em blog, redes sociais, parcerias com influenciadores, enfim, existem diversas possibilidades para explorar. Mas é necessário criar uma boa campanha para obter bons resultados, trabalhando sempre com dados reais e com as personas certas. 

Aqui no blog, você encontra ainda outras dicas para aumentar as vendas do seu livro ou ainda aprender como entrar no mercado literário se você está lançando a sua primeira obra. 


Deixe um comentário