Como escolher entre: Divulgação tradicional x Redes Sociais e influenciadores?

A dúvida é pertinente não só para o campo literário, mas é uma incógnita para diversos outros anunciantes, entender as principais diferenças é o primeiro passo. 

Divulgação tradicional 

As divulgações tradicionais acontecem principalmente sem a dependência das mídia digitais e podem ser feitas através de feiras, encontros literários, revistas, jornais e TV. 

Atualmente, é uma categoria menos usada pelo ramo, pois exige um investimento maior, e quando o assunto são feiras e encontros, temos uma redução no número de quem recebe a mensagem, mas um aumento na qualidade do público. 

Redes sociais e influenciadores

As redes sociais contam com duas grandes vantagens: ser mais barato e a possibilidade de chegar a um número maior de pessoas. 

É uma boa opção para quem está disposto a trabalhar um pouco mais e utilizar um bom número de recursos, mas gastando pouco.

Escolhendo as plataformas

Neste momento, você deve levar em conta todos os fatores citados acima, para facilitar coloque no papel o que você pode gastar e como o valor poderá ser segmentado. 

Aqui, vamos direcionar a quem deseja utilizar as redes sociais, que são mais acessíveis. As divulgações tradicionais são uma ótima escolha para uma comunicação multifocal, mas exige um investimento maior.

Para as redes sociais e influenciadores, a dica é segmentação de público. Conheça seu público (tem post aqui no blog), e analise quais influenciadores podem ser seus parceiros. Aqui na Telha, temos o orgulho de ter dois excelentes “bookstagrammers” na equipe: Mario Felix, com o perfil @felixliteratura, e Rafael Ottati, administrador do @elrafa.lit.

Em seguida, descubra as melhores plataformas e crie uma estratégia de conteúdos relevantes (também temos posts ensinando a fazer isso). 

Para aumentar ainda mais a visibilidade dos seus posts, utilize hashtags e imagens bem produzidas. Quando finalizar seu planejamento, utilize uma ferramenta de agendamento, assim você não precisa se preocupar com os horários de postagem, indicamos o Hootsuite, ele permite agendar até 30 posts gratuitamente. 

Por fim, se você deseja obter resultados mais rápidos, aposte no impulsionamento, isso pode ser feito através da plataforma do Facebook Business (para Facebook e Instagram). Ao adicionar o post é possível criar o público alvo e inserir o valor e tempo de veiculação, após completar todos os dados, o Facebook irá colocar seu post para análise e aprovará ou não o seu conteúdo. 

DICA EXTRA: caso não seja aprovado, a plataforma indica o motivo, conserte-o e envie novamente para análise. 

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