A importância da curadoria de catálogo nas editoras

A curadoria tem sido um conceito em alta na atualidade. No caso da curadoria de catálogo das editoras, ela é utilizada para realizar pesquisa, seleção e combinação, fazendo todo o meio de campo entre os livros e os futuros leitores.

Com um alcance cada vez maior das editoras, o número de livros e de informações disponíveis no mercado editorial é enorme. Logo, o processo de curadoria é muito importante para que os leitores possam encontrar o que há de melhor nesse meio. 

A editora é responsável por selecionar o conteúdo mais completo, mais legível, e executar todo o trabalho de edição, diagramação, criação, divulgação e revisão que um livro merece. O papel do curador é alavancar a obra conjuntamente com a imagem do autor, de forma a possibilitar garantias de que o público cativo irá apreciar a escolha feita por ele. 

Como as editoras fazem a curadoria de livros?

Um livro pode chegar para a análise de uma editora através do envio do próprio autor, agentes literários ou indicações dos editores, que já conhecem o estilo e necessidade da editora em questão. Dezenas de livros originais chegam até eles todos os dias, mas isso não significa que todos eles estejam elegíveis para serem publicados.

A maior parte do problema nessa primeira etapa está na linha editorial. Muitos escritores enviam livros de poesias, ou de crônicas, por exemplo, para editoras que publicam apenas romances. Ou escritores que enviam livros técnicos para editoras que publicam apenas ficção e vice-versa.

Outro ponto de atenção é para a qualidade dos originais. O cuidado com a escrita é essencial. O livro não deve apresentar um nível amador e/ou uma linguagem excessivamente coloquial. Deve, no entanto, ter uma coerência, tanto na escrita quanto no próprio enredo. Além das regras gramaticais, é preciso estar atento ao estilo, à consistência literária e, também, ao potencial de mercado.

Uma boa editora se coloca no lugar do autor, entende o que e como ele deseja contar a história e ajuda-o da melhor forma possível.

Leia também: A escolha do papel e o trabalho do designer

Deixe um comentário