Dicas de leitura para identificar governos antidemocráticos

Dicas de leitura para identificar governos antidemocráticos

As recentes manifestações que têm acontecido no Brasil nos levam a uma reflexão simples, mas muito necessária: como identificar governos antidemocráticos? Quais erros o identificam como tal? Para te ajudar a ser racional e não apenas oposição, apontaremos neste artigo alguns pontos que são determinantes para concluir que nosso atual governo se enquadra em gênero, número e grau nessa palavra: antidemocracia!

Segundo Amy Erica Smith, especialista em democracia e regimes autoritários na América Latina, a democracia brasileira enfraqueceu muito no seu último aniversário da independência. Isso porque o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, incitou o ódio ao STF, enfrentando e desafiando claramente ministros, além de reivindicar o voto impresso.

Governos autoritários por si só já são contra a democracia. Então, o primeiro motivo para enquadrar Bolsonaro como um presidente antidemocrata já temos, o seu autoritarismo. Ele quer a todo custo desrespeitar o STF e seus ministros, e para isso tenta enfraquecer o prestígio da instituição e ainda incita a população a fazer o mesmo. 

Em segundo plano temos a volta ao passado. Ou seja, quer de qualquer forma achar uma brecha para burlar as próximas eleições. Para isso já colocou em pauta para seus aliados a volta do voto impresso, que já foi negado.

Seus ataques se intensificaram no último 7 de setembro, quando chegou a mencionar que não obedeceria às ordens do Ministro Alexandre de Moraes. Entre tantas outras declarações, o fato é que ele assassinou a democracia, numa tentativa desesperadora de continuar no poder. Além disso, sua popularidade foi ladeira abaixo após as negligências e atrocidades que demonstrou na pandemia.

Acredito que se você é um leitor voraz, e isso independentemente de partido político, é natural que entenda as inúmeras atitudes inconsistentes desse governo. Mas quanto mais abastecido de conhecimento melhor, não é?

Por isso, selecionamos aqui algumas dicas de leitura que te ajudarão a fundamentar seus argumentos na hora de conversar sobre a política atual. 

6 dicas de livros para identificar governos antidemocráticos

  1. Como as democracias morrem, Steven Levitsky
  2. Política é para todos, Gabriela Prioli
  3. A Política em Tempos de Indignação, Daniel Innerarity
  4. A fraquejada de um país terrivelmente evangélico, Valdemar Figueredo Filho
  5. Democracy Delivers: a intervenção dos EUA na Venezuela Chavista, Tiago Santos Salgado
  6. Movimentos negros e lutas antirracistas no Brasil e Colômbia, Marcio André Santos

Deixe um comentário