Os Fetiches da Literatura

O mercado de edições especiais tem mantido crescimento mesmo com queda no mercado editorial.

Já virou tendência. Os livros e o imaginário em torno deles, desde há muito são itens que dotam aos seus proprietários uma certa aura de erudição. Essa mística, contudo, alcançou novas esferas a partir das edições de luxo que recentemente passaram a abastecer o mercado.

Objetos de desejo dos leitores, a busca por novas edições exclusivas deixaram de ser uma peculiaridade de bibliófilos e pesquisadores para fazerem sucesso entre o público jovem e não especializado.

Detalhes requintados como capa dura, belas ilustrações, mimos, cores e toque artesanais tornaram essa uma fatia considerável do mercado, ganhando as livrarias e chegando a vendas cada vez mais expressivas. Feito notável, em se tratando da crise econômica e baixo faturamento que assola o mercado editorial nacional.

Público exigente

Agradar ao  perfil do público que consome essas obras é um verdadeiro desafio. A garantia de qualidade do material, bem como a exclusividade de edições especiais é quase uma exigência dos colecionadores, que tem uma base de público forte entre os geeks e nerds

Formatos e edições exclusivas 

Os novos formatos ganham edições exclusivas, capas minimalistas e ilustrações especiais, os valores não são um atrativo, mas o desejo por este item o torna muito rentável. Outro fator que chama a atenção do público são os materiais diferenciados, e os livros que tem finalidades distintas. 

Um exemplo muito famoso, e um dos primeiros a chamar a atenção do público foi o livro “Destrua este diário”, de Keri Smith, um obra que não contava uma história, mas proporcionou uma experiência única para quem o comprasse e chegou a ter três volumes publicados.

Ainda podemos citar como exemplo os box de coleções que reúne diversas obras com uma edição especial, capas diferenciadas e/ou ainda edições com ilustrações, como tem sido com as obras de Harry Potter da J.K Rowling.

Clubes para amantes de livros 

Outra novidade que tem movimentado o mundo dos amantes de livros são os clubes de livros por assinatura que vendem edições exclusivas em box luxuosos, entregando mais uma experiência diferente do que estamos habituados.

Para além das livrarias 

Os livros firmaram sua relevância no entretenimento e se tornaram artigo de colecionador e fetiche intelectual para muitos. Esta é uma prova que o setor editorial está se reinventando nas formas de consumo e de conquistar o público. 

E você? Tem algum livro desse tipo em sua estante? Que acha desse tipo de publicação? Conheça outras tendências editoriais e fique por dentro de nossas atualizações. Acesse os conteúdos no nosso Blog e receba dicas, novidades, artigos e muito mais. 

Deixe um comentário