Estrutura de um livro – Entendendo as partes

Estrutura de um livro

Veremos juntos a estrutura de um livro, um dos maiores veículos de comunicação e arte do nosso planeta.

A princípio era por meio da contação de histórias que as gerações difundiam o saber. No entanto, nossos ancestrais foram aperfeiçoando os caminhos da comunicação, ao ponto de hoje termos na escrita a divulgação de fatos ou ideias, sejam elas romanceadas, fictícias, notícias do dia a dia ou descobertas científicas.

E como nada existe sem uma base sólida, com o livro não poderia ser diferente! Afinal, tudo no mundo das coisas e das pessoas exige uma estrutura. A estrutura do texto em um post por exemplo, é sustentada por palavras, frases, títulos e um sentido, que ressignifica [ou não] velhos conceitos. Até mesmo ideias revolucionárias compõem partes de livros antológicos, armazenados na memória de muita gente.

Para você ter uma noção, mesmo que bem rasa da vida humana, ela também tem a sua própria estrutura. Nada seríamos sem a perfeita combinação de moléculas e órgãos, que são as partes da nossa estrutura corporal.

Ao mesmo tempo em que os livros preservam e transmitem sabedoria, divulgam a cultura dos povos e promovem o que há de mais sagrado na vida: o direto de conhecer ideias, quem sabe nunca vistas; leitura agencia o conhecimento e, mais que tudo, promove a evolução.

Conhecendo a estrutura de um livro

Assim como o Sistema Solar, que é formado pelo conjunto de planetas e por diversos objetos e corpos celestes que orbitam o Sol, quais seriam as partes de um livro? Entenda que existem condições para que um conjunto de páginas, na forma de texto ou mesmo de imagens, seja considerado como livro.

Para ser livro é necessário seguir algumas regras. Em primeiro lugar, um conjunto de páginas será considerado livro se tiver ao menos 49, caso contrário será um simples livreto e menos do que 5 páginas, apenas laudas soltas.

Ah, atualmente, não podemos esquecer que também contamos com o livro eletrônico ou digital, que aliás é opção de uma grande parcela de leitores, além de audiolivros para cegos.

Mas, voltando ao nosso objetivo, veremos a estrutura de um livro apontada como ideal. Certamente já sabe que um livro necessita de uma capa e do miolo, que é a parte recheada com as ideias do autor.

Com certeza já imagina a importância no momento da escolha de nome de livros. Um bom título pode oferecer impulso na hora da compra, além de identificar o assunto que o livro carrega no seu interior.

Agora pegaremos uma lupa para nos aprofundarmos melhor no tema, que inclusive envolve questões como a dedicatória de livro, prefácio ou apresentação!

Capa | Parte externa de um livro

Revestimento externo, que também podemos chamar de estrutura de um livro. Não deixa de ser complexa, já que tem diversas partes. São elas:

Primeira capa, parte externa com impressão do nome do livro, nome do autor, editora e ilustração; segunda capa, verso da primeira capa, que na maioria das vezes aparece em branco; terceira capa, verso da quarta capa, também não apresenta impressão; por fim, quarta capa, mais conhecida como contracapa de um livro, que é a sua parte de trás e pode apresentar um pequeno resumo do conteúdo do livro, depoimentos, código de barra etc.

Também temos como partes da capa a primeira orelha que na verdade é a dobra da primeira capa; a segunda orelha que é a dobra da quarta capa; lombada, ou seja, a parte visível do livro quando em uma estante; por fim a sobrecapa cobertura opcional ao livro que muitos usam como apelo estético ou promocional.

As orelhas normalmente apresentam um breve resumo da obra e do seu autor e algumas pessoas as utilizam como marcador de páginas.

Depois da capa vamos agora ao miolo, o recheio do bolo! Afinal, é delicioso devorar as páginas de uma bela edição!

Miolo | Parte interna de um livro

O miolo, como o próprio nome sugere, é o conjunto de páginas que compõem o livro. A escolha do tipo de papel e gramatura fica a critério do gosto, objetivo (ficção, quadrinhos, fotográficos, de arte etc) e orçamento destinados à sua confecção.

Parte pré-textual de um livro

A parte pré-textual de um livro antecede o texto principal; é dividida em: folha de rosto, que geralmente apresenta o seu nome; falsa folha de rosto que apresenta o livro e o nome do autor, da editora e dados que caracterizam a edição. A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas.

A dedicatória de livro adoça a obra, isso porque envolve o sentimento do autor e geralmente fica no canto inferior direito da página. A epígrafe é uma breve citação inicial; o sumário no livr organiza os seus tópicos, o que facilita numa consulta. O prefácio normalmente oferece um esclarecimento sobre o autor e sua obra.

Por fim, chegamos aos agradecimentos, que podem estar tanto no prefácio ou apresentação, como à parte. Certamente que envolve a reflexão do autor no sentido de reconhecer quem lhe deu a mão para chegar até a conclusão da sua edição.

Parte textual de um livro

Enfim, chegamos ao texto principal, que também podemos dividir em partes. São elas: Página capitular, onde se inicia o capítulo; fólio, que é a numeração nas páginas da obra, com exceção da falsa folha de rosto, início do prefácio e página capitular. Cabeças, que podem ou não estar presentes e mostram na parte superior da página o nome do autor ou do livro. As notas são pequenas informações ao texto principal; iconografia elucida o texto (ícones, imagens etc).

Parte pós-textual de um livro

Para finalizar, chegamos ao que está localizado depois do texto principal. Vamos a eles: Posfácio, geralmente comentário do autor sobre o livro; apêndices são informações extras; glossário é uma lista de termos técnicos e suas explicações. A bibliografia indica as obras usadas como referência pelo autor; o índice, como a maioria já sabe, a apresentação em forma alfabética dos assuntos abordados.

Por último, esse nome que mais parece um palavrão: colofão, que apresenta informações técnicas como o papel e a tipografia utilizada, o ano e o local de publicação.

Considerações finais

Embora o post tenha tomado um caminho extremamente técnico, já que aborda a estrutura de um livro, nada é tão rígido assim. Para que um bom livro esteja nas mãos de leitores ávidos por conhecimento, diversão e cultura, é fundamental que o conteúdo da obra seja de qualidade.

Se deseja publicar um livro, da parte burocrática a gente entende e nossa editora dá conta do recado com muito entusiasmo e profissionalismo.

Gostou do post e deseja tirar alguma dúvida ou dar a sua opinião? Então deixa o seu comentário ou entre em contato.

A sua presença no nosso site é muito bem-vinda.

Até o nosso próximo post!