Projeto Editorial, o que é e a importância

Projeto Editorial, o que é e a importância

Se você está pensando em como realizar um Projeto Editorial e não sabe por onde começar, nós da Editora Telha podemos te ajudar nisso. Apesar de já termos uma publicação com a marca de obra finalista do Prêmio Jabuti 2020, criamos espaço para autores fora dos grandes centros.

O Projeto Editorial de um trabalho como um livro, um magazine ou mesmo um livreto por exemplo, organiza tudo de forma detalhada para que o produto saia do papel e se torne realidade.

Por que fazer um Projeto?

Planejar é algo básico na vida de todo empreendedor, porque traçar planos de forma detalhada é o pulo do gato para o sucesso.

Até mesmo um saboroso prato de comida tem lá seus segredos no caderno de receitas; lá se encontra o passo a passo, a quantidade certinha de ingredientes, assim como uma pitadinha de criatividade. Além disso, imagine um alpinista ou velejador vitorioso. Você acha que ele conquistaria seu objetivo sem planejar tudo detalhadamente? É lógico que não!

Então vamos ao que interessa, porque a importância de um projeto já ficou bem clara; afinal, o aventureiro dos mares Amyr Klink teria naufragado rapidinho sem um belo Projeto nas mãos.

O que é Projeto Editorial

O Projeto Editorial é o estudo que esclarece o objetivo e as metas de cada passo do trabalho, oferecendo um conjunto de normas para o produto editorial em questão.

E a documentação do Projeto Editorial é o que oficializa o trabalho do editor. E também, em muitos casos servirá para o editor coordenar o trabalho da equipe, que dependendo da envergadura do Projeto Editorial não é nada pequena.

Como fazer um Projeto Editorial

Em primeiro lugar, os elementos de um Projeto Editorial variam de acordo com o produto; então daremos algumas referências para um projeto básico, o que certamente abrirá luz para a questão.

Formato

Aqui falamos das dimensões da publicação, ou seja, do seu tamanho. Lembre-se que a escolha interfere não só no custo do produto, como também na experiência do leitor.

Papel

Com certeza, mais uma alternativa que afeta o custo da publicação. No entanto, não podemos deixar de levar em conta para qual produto ele se destina. Ou seja, jornal, revista, livro etc.

Acabamento

Apesar de representar uma considerável variação no custo final, um belo acabamento não pode ser desprezado. Associado ao papel, proporciona características únicas à publicação; relacionadas a experiência do leitor, a resistência do produto e a elegância da edição.

Grades

Indispensáveis nos projetos gráficos, já que representam a estrutura e a identidade do Projeto Editorial. Grades ou grids são guias usadas nas edições em quase todas as páginas do produto.

Tipografia

A tipografia é extremamente importante porque interfere no momento da leitura; desta forma, a escolha pode trazer uma experiência mais fluida e agradável ao leitor. Certamente tudo deve estar previsto no projeto gráfico.

Paleta cromática

Se por um lado a cor oferece identidade para uma publicação, por outro ela torna a edição mais atraente. O uso das cores, principalmente em produtos como revistas, ajuda na organização e identificação da marca.

Já que falamos de projeto editorial, você sabe o que é editorial? Segue com a leitura porque vale a pena prosseguir.

Não à toa que muita gente alcança o sucesso. Lembra do início deste post? Então vamos juntos!

O que é editorial

O editorial é uma matéria opinativa e que tem por objetivo persuadir o leitor.

No caso do nosso blog, os posts representam a nossa opinião sobre os mais diferentes assuntos. Sendo assim, a forma como organizamos e escolhemos os temas, com certeza revela quem somos e o que fazemos.

Uma vez que o editorial representa uma opinião, como fazer um editorial de qualidade é um bom assunto!

Como fazer um editorial

Como é um texto dissertativo e que envolve opinião, o primeiro passo é escolher o tema. Feito isso, importa saber a sua estrutura. Ou seja, ele se destina a uma revista, jornal semanal, blog, enfim; siga a estrutura básica de um editorial, que é introdução, desenvolvimento e conclusão.

Ah, não terminamos por aqui, a revisão é o passo final e um dos mais importantes pela boa qualidade de um texto editorial. Por meio da revisão certificamos a coerência do texto, encontramos erros de todo tipo e aparamos arestas.

Para refletir

Atualmente, importante refletirmos sobre o que é um texto editorial. Nesse sentido, o editorial é uma matéria opinativa e que tem por objetivo persuadir o leitor. Então, em tempos de fake News, todo cuidado é pouco no momento de fazer as suas escolhas de leitura.

Se por meio deste post você se interessou pelo assunto e deseja se aprofundar nos temas, entre em contato com a gente ou deixe a sua opinião nos comentários.