Desafios no lançamento do primeiro livro

Todo projeto envolve esforço e dedicação para ter sucesso. Não poderia ser diferente no mundo dos livros, principalmente durante a elaboração da primeira obra.

Alguns pontos acabam sendo importantes no momento em que o autor decide publicar pela primeira vez. Vamos a alguns deles:

Como ser lido?

É natural que exista alguma parcela de insegurança ao longo do processo de escrita. Uma forma de ser ‘testado’ e de receber feedbacks é publicar materiais em blogs ou redes sociais. Este exercício pode ajudar e servir de termômetro, principalmente em relação aos temas que serão abordados em sua obra.

A internet ajuda também na formação de público, já que a interação com as pessoas que tenham interesse no conteúdo apresentado é imprescindível para uma boa recepção no momento em que o livro for lançado.

De que forma posso impulsionar meu primeiro livro?

Com todas as ferramentas de marketing disponíveis online, a promoção de um livro, seja um novo lançamento, pode ser uma tarefa imensa.

Existem várias maneiras de impulsionar o trabalho e, uma das formas, é criar um site de autor gratuito. Ter seu próprio site pode ajudá-lo a estabelecer sua marca como escritor e lhe dar mais controle sobre como você interage com sua base de leitores. Você pode direcionar seus leitores a sites de revendedores, incentivá-los a participar da sua lista de e-mails através de downloads gratuitos ou pedir que eles sigam você nas mídias sociais.

Se o seu site se inclina mais na funcionalidade de blogs (como um site WordPress) ou tem um design elegante e interface interativa (como o Wix), use-o para compartilhar sua história de autor, listar todos os trabalhos publicados, link para seus perfis em outras plataformas e fornecer atualizações de autor.

Publicar amostras grátis de suas histórias para criar uma lista de discussão é uma estratégia usada por diversos autores para informar seus inscritos sobre novos lançamentos, ofertas de livros futuros e muito mais.

Quanto mais inscritos você obtiver, mais leitores suas atualizações alcançarão. O conteúdo promocional pode incluir o primeiro capítulo do seu livro, uma prévia de outra obra de sua autoria, um primeiro título gratuito em série ou ainda uma biblioteca de conteúdo livre.

Incentivos

O sonho de ter uma obra publicada é alimentado por diversas pessoas, inclusive a expectativa de ter em mãos um best-seller, muitas vezes, pode frustrar o autor.

Justamente por isso que é necessário trabalhar bastante, se dedicar ao projeto e, principalmente, estar atento às dificuldades que podem aparecer ao longo do caminho.

Mas não se deixe abater: editoras como a Telha estão aqui para auxiliá-lo em cada etapa do processo. Entre em contato e conheça nosso modelo editorial.

2 thoughts on “Desafios no lançamento do primeiro livro

  1. Infoproducts livros says:

    Oi tudo bem? achei o post maravilhoso, vou começar acompanhar seu blog.

Deixe um comentário