Como publicar um livro?

Como publicar um livro

Você finalmente termina de escrever sua obra prima e surge a dúvida: como mostrá-la ao mundo? Entre as dúvidas dos autores iniciantes, como publicar um livro é uma das principais (e a que mais causa preocupação). Por isso, vamos deixar aqui dicas para te ajudar nessa missão!

Provavelmente você, ávido leitor, também já sentiu o desejo de ser um escritor um dia e acabou desistindo por imaginar que isso seria difícil. Talvez tenha pensado que precisaria de uma grande editor, mas a verdade é que não existe apenas uma maneira de se publicar um livro. 

Não é nenhum bicho de sete cabeças como você pensa. E para desmistificar de vez esse processo, vamos deixar aqui 5 formas de tornar esse sonho realidade.

Como publicar um livro com uma editora?

Para publicar um livro pela editora, você deve primeiramente enviar o material em formato de publicação, o que pode acontecer por meio de um agente literário, formulário do site ou temporada de recebimentos. Depois, caso tenha a felicidade de ser selecionado, o seu livro poderá ser publicado! Contudo, como é a editora que assume os riscos da obra, você receberá, em média, 10% do valor do preço de capa do livro. 

Caso você seja um autor iniciante, é bom ficar atento à temporada de recebimentos. É aí que pode estar a sua chance, já que algumas editoras abrem a oportunidade para receber livros inéditos para publicação. Porém, saiba que essa é uma das formas mais difíceis de se conseguir publicar um livro, mas não é a única.

Editoras que oferecem a autopublicação

Essa é uma forma interessante de conseguir publicar um livro de forma mais rápida. No entanto, os riscos são por sua conta, pois é você, futuro escritor, quem vai custear a publicação.

Existem várias editoras que oferecem o serviço nessa modalidade, pois ainda é a editora que vai providenciar a revisão, leitura crítica, diagramação, capa e demais serviços editoriais, em troca de um valor que o autor deverá pagar adiantado. O autor também será o responsável por armazenar e vender os livros.

Como publicar um livro de forma independente?

A publicação independente, meu caro escritor e leitor, é simplesmente você por você mesmo. Neste caso, você se responsabiliza por fazer tudo sem a ajuda de uma editora, assumindo todas as etapas de publicar um livro.

Mas não desanime, pois grandes nomes da literatura optaram por essa forma, além de que dessa forma você escolhe e determina tudo da maneira como sonhou.

Confira alguns dos grandes autores que decidiram fazer publicações 100% independentes:

  • Lima Barreto
  • Edgar Allan Poe
  • James Joyce
  • Margaret Atwood
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Liev Tolstoi

Embora você tenha que se dedicar e custear tudo, a autopublicação de seu livro também lhe renderá o retorno total das vendas, ou seja, o dinheiro vai entrar direto no seu bolso!

Livro digital gratuito 

Financeiramente essa é a opção mais barata e menos arriscada para publicar um livro. Você vai deixar de gastar com a impressão de um livro físico e ainda poderá ter o auxílio de sites como a Amazon, Clube de Autores e a UICLAP, por exemplo, para publicar seu livro totalmente digital.

Porém, não se esqueça que ainda terá que buscar serviços para a capa, leitura crítica e revisão. Em seguida, poderá enviar o livro para a empresa colocar à venda em seu site. Demais, não é mesmo?

Publicar um livro em plataformas on-line

Plataformas digitais como Wattpad, Sweek ou Spirit também são ótimas opções se o seu objetivo for apenas publicar seu livro digitalmente, sem querer retornos financeiros. O intuito aqui é escrever apenas por amor e dedicação, pois nesta modalidade não há lucro e nem riscos de investimento.

Nestes sites é possível criar uma conta e publicar um livro, seja na íntegra ou capítulo a capítulo.

Um bom escritor é antes de tudo um bom leitor!

Alimente sua alma e sua mente de inspirações, não deixe de abrir um espaço no seu dia para ler. Um bom escritor divide com as pessoas uma junção de assuntos que reuniu em sua jornada, as suas impressões de mundo e percepções. Então leia sempre!

Ler é, antes de tudo, um armazenamento de dados no HD da sua memória. Ler é alcançar novos horizontes sem sair do lugar. É ver um pôr do sol com a imaginação e materializar com os pensamentos os sentimentos que outra pessoa quis nos passar. Ler é uma construção, é colecionar mensagens para transmitir depois.

Mas, atenção! É importante ser aberto a todo tipo de leitura. Imagine o quanto você tem a ganhar sabendo um pouquinho de tudo. E depois, ainda pode mergulhar de cabeça no assunto que mais despertar paixão em você!

Vá sem medo, se joga!

Por último, mas não menos importante, é essencial que você comece de alguma forma. Talvez não tenha muitos recursos financeiros agora, mas você já viu que isso não será um empecilho.

Então apenas se jogue, saia da tela em branco, se organize e planeje a longo prazo. Interaja com pessoas que tenham interesse no assunto que você vai escrever. Não hesite em fazer pesquisas, entrevistas e estudos, o importante é levar às pessoas aquilo que quer dividir com o mundo. 

Afinal, fazer um livro é também deixar sua marca na história, é agregar algo na vida de alguém. Inspire-se e tire de vez o sonho de escrever seu livro do papel!

A Telha tem em sua equipe profissionais que podem auxiliá-lo na publicação de seu livro. Saiba mais sobre o nosso trabalho clicando aqui:

Deixe um comentário