As manias de um leitor

Quem tem o hábito da leitura costuma carregar também algumas manias muito características. Essas manias de leitor podem ser facilmente identificadas pelos próprios amantes dos livros. E para mostrar que isso é real, abordaremos neste artigo as mais comuns. Identifique agora quais são as suas!

  • Levar um livro na bolsa pra todos os lugares

Qualquer tempo livre é uma oportunidade para ter alguns minutos de leitura do livro da vez. Dessa forma, um livro na bolsa ou mochila é certeza na vida de um bom leitor.

  • Só mais um capítulo para acabar a leitura de hoje

Nada melhor do que acabar um capítulo antes de finalizar a leitura do dia e ter aquela sensação de dever cumprido. Poder iniciar a leitura seguinte a partir de um novo capítulo é um fato na vida dos amantes da leitura.

  • Comprar mais livros mesmo tendo vários na estante ainda não lidos

Outra coisa que persegue qualquer leitor é a mania de sempre comprar mais e mais livros, mesmo já tendo livros novos na estante.

  •  Querer fazer a doutrina da leitura

O desejo de um bom leitor é que todos também sejam leitores. Imagina ter com quem conversar sobre livros em qualquer âmbito da vida. Ou seja, vira defensor do quão bom é ter esse hábito em qualquer roda de conversa.

  • Comprar um livro pela capa? Às vezes sim!

Quando se tem o hábito de leitura, o desejo de montar uma estante linda e colorida faz esse tipo de coisa acontecer. Embora muitas vezes um bom leitor vá optar pelo que mais gosta de ler, se achar o mesmo livro com uma edição mais moderna e repaginada é capaz de comprar só pela capa sim.

  • Incluir visitas a bibliotecas famosas em suas viagens

Amantes da leitura sabem bem o que é estar em um lugar que tem a biblioteca ou livraria dos sonhos. Então jamais deixará isso passar batido em seus roteiros de viagem.

  • Defender que o livro é melhor que o filme

Sim, isso sempre acontece. O livro tem detalhes que só quem leu sabe e que talvez para o cinema não é tão interessante reproduzir. Sendo assim, os leitores, em sua grande maioria, vão preferir a versão do livro!

  • Virar a madrugada para terminar um livro

Um corujão da leitura! Quem nunca? Isso é de praxe na vida de um bom leitor. Afinal, terminar um livro significa muito.

  • Cheira um livro novo

Nada como um cheirinho de livro novo, não é mesmo? Você pode não saber o que é isso se não for um leitor ávido, mas como dizem: “entendedores, entenderão”. É uma mania estranha, mas é fato. Há também os que adoram abrir o plástico e folhear antes de começar a nova aventura literária.

  • Presentear com livros

Quem ama ler adora presentear alguém com uma indicação e um ótimo livro de uma vez só. Sem falar que a sensação de ganhar um novo livro também é muito boa. Então já sabe: em uma festa ou amigo secreto, um bom leitor é aquele que vai estar com um livro na mão!

  • Quando sobra um dinheiro? Compro livros!

Sim! A economia aqui tem nome e objetivo: acessar aquele site das promoções ou ir a uma livraria e “ser feliz”! Afinal, trabalhamos para isso, não é mesmo?

  • Se vou chorar ou vou sorrir, emoções do livro eu vou sentir!

Um bom leitor fica triste, chora, se diverte e dá boas risadas entre uma leitura e outra. Os sentimentos aqui são aflorados com palavras que marcam a alma e a vida dos leitores.

  • Deprê instantânea ao final de um livro!

Quando um livro acaba a “deprê” vem com força! Isso acontece porque nos apegamos ao personagem ou à história e quando acaba é como se tirassem a melhor parte da nossa rotina! 

  • Alegria instantânea quando encontra alguém que já leu um livro que você está lendo!

Se numa roda de conversa surge o assunto de livro já é uma alegria. Mas a maior satisfação é se tiver alguém que já leu um livro que você está lendo. A partir daí só existe você e seu novo “amigo”. Só não vale dar spoiler, né?

  • Um desejo: biblioteca dos sonhos!

Todo bom leitor já teve ou tem esse sonho. Afinal, embora existam os que preferem e-books, também precisamos lembrar dos fãs do livro impresso. E o desejo de montar aquela estante ou biblioteca com todos os exemplares que sempre sonhou está na mente desses ávidos amantes da leitura.

  • Adoram promoções e descontos de livros

Um bom leitor sempre fareja descontos. São os mais ligados nas promoções de grandes sites de venda de livros. E estão sempre por dentro quando os descontos acontecem, mas também são os melhores para identificar se vale ou não a pena a compra, pois pesquisam mesmo, de verdade.

  • Amam feiras e eventos de livros

Os amantes de livros não deixam passar despercebido o calendário de feiras e eventos de livros. Sempre estão presentes e fazem o possível para não perderem essa oportunidade. Bienais e feiras do livro são verdadeiros banquetes para estes leitores.

  • Os melhores críticos de livros

Um bom leitor sempre vai ser a melhor pessoa para opinar sobre um título que leu, então são com eles que você vai ter as melhores resenhas.

  • Não sossegam até ler todos os livros dos seus autores favoritos

Não importa quanto tempo leve, você tem que ler todos os livros que o seu autor favorito já publicou.

Leia também: 21 dicas de como se tornar um leitor voraz em pouco tempo

Deixe um comentário