A dificuldade de concentração na era de internet

Você tem dificuldade em manter a frequência de leitura? Reclama das metas de livros não cumpridas? Entenda o que a concentração e a internet tem em comum. 

Já quero começar respondendo o que a internet e a concentração tem em comum: você. Para ler um livro ou realizar qualquer outro tipo de atividade é demandado concentração e isso tem se tornado cada vez mais escaço na vida do leitor digital.

É muito comum parar a leitura para verificar uma notificação no celular, ou ainda ler enquanto ouve música. Sim, tem pessoas que realmente conseguem essa façanha, mas não são todas, e, por isso, para uma boa leitura é preciso estar 100% dedicado ao momento. 

Dicas para melhorar sua concentração

Uma das dicas mais simples é colocar metas de tempo para leitura. Usando o timer do celular você pode determinar qual o período que você passará sem olhar as notificações do dispositivo, ficando exclusivamente dedicado à leitura. É importante estabelecer, também, momentos de pausa e descanso. 

Outra super dica é utilizar aplicativos que bloqueiam as notificações no tempo determinado, assim, nada atrapalhará sua concentração durante a leitura. 

Se ainda assim você continua com problemas para se concentrar na leitura, tente ler em voz alta e prestar atenção no que está sendo lido. 

Você tentou todas as sugestões acima e ainda assim não conseguiu? Calma, tente coloca-lás em prática em um local especial. Prepare um ambiente agradável, onde você esteja confortável e que seja propício à leitura, isso inclui a iluminação, a poltrona ou cadeira e detalhes que você considere importante. Caso ache necessário, tenha próximo água e snacks e avise aos demais moradores da residência que esse momento é só seu. 

Conclusão

Ser um bom leitor realmente tornou-se uma atividade difícil no mundo conectado, mas você pode trabalhar sua mente e recriar novos hábitos. Lembre-se: para que a leitura seja um hábito, é preciso práticas diárias. 

E o mais importante: leia. Leia livros, jornais, revistas, blogs e o que mais você desejar. O importante é não parar.

Deixe um comentário