Venda sob demanda e baixa tiragem: o essencial

A distribuição comercial sob demanda, ou print on demand (POD) em inglês, é uma tendência mundial cada vez mais utilizada pelas editoras. Trata-se de uma maneira eficiente de distribuir livros, reduzindo estoques. 

Como o livro é impresso após o pedido de compra ser efetuado, é útil para  os autores que pretendem aumentar seu alcance, tornando a obra acessível em todo território nacional. Outro ponto positivo é que nesse tipo de distribuição os royalties são maiores em comparação aos métodos tradicionais.

Como funciona a venda sob demanda?

Todos os nossos títulos são cadastrados em nossa rede associada física (livrarias) e digital (e-commerces), e ficam disponíveis até que o autor solicite sua retirada. Ou seja, a edição jamais se esgota. Sempre que houver um pedido de compra, a impressão é garantida por um de nossos parceiros.

O que é a baixa tiragem?

A baixa tiragem, cujo total de livros vai de 50 a 300 exemplares, junto com a distribuição sob demanda, gradualmente vem se tornando majoritária, e busca atender às mudanças do mercado e a necessidade de um novo modelo editorial.

O avanço tecnológico tornou os equipamentos digitais, de operação mais simples e rápida, capazes de impressões em altíssima qualidade, sem dever nada ao antigo maquinário offset.

Devido a essa evolução e aos altos custos envolvidos na gestão de grandes tiragens – impressão, armazenagem e distribuição desses volumes – que a impressão digital sob demanda tem se tornado a principal opção para edição.

A baixa tiragem tem boa performance e valores reduzidos de impressão e gestão, por isso, é a escolha ideal para autores iniciantes ou mesmo experientes que desejem publicar seus livros. Sejam autorais, institucionais, de natureza acadêmica ou de nicho específico, esse modelo atende aos mais variados tipos de publicações.

Com esse formato, o autor pode “sentir o mercado” com uma tiragem inicial menor e, caso alcance a meta de vendas planejada, realizar reimpressões de forma prática para atender à demanda de seu público.

Vantagens desse modelo

Na Telha, o autor tem direito a descontos progressivos de acordo com as quantidades solicitadas para reimpressão, e se os pedidos de compra forem pagos antecipadamente, a reimpressão é nossa responsabilidade e obrigação.

Trabalhamos com edições em baixa tiragem e distribuição comercial inteligente, direcionada aos meios digitais mais reconhecidos disponíveis hoje no mercado.

Além disso, nossos eBooks* são produzidos e entregues ao autor sem qualquer custo extra e, se os livros impressos forem totalmente vendidos durante a pré-venda, não há cobrança de taxas: o custo de produção também será gratuito.

Nossos autores podem acompanhar todo o processo através de contato direto com nossa equipe editorial e de nossos canais de relacionamento. Saiba mais sobre essas e outras vantagens baixando nosso Manual de Publicação ou clique abaixo:

4 thoughts on “Venda sob demanda e baixa tiragem: o essencial

  1. Eduardo schnoor says:

    qual seria o custo de uma edição de 300 exemplares de um texto com padrão acadêmico e com iconografia é cartografia? O custo de reimpressão para mais 300 seria diferente do valor da primeira tiragem?

    • Douglas Evangelista says:

      Legal, Nelson!
      Agradeço o interesse.
      Vamos conversar melhor para entendermos sua demanda. Te mandei um email.
      Abraços!

Deixe um comentário