No período de isolamento social, as pessoas passaram a consumir mais livros nas lojas on-line. Mas agora, com a retomada dos eventos literários, a venda presencial de livros e o desejo de passear entre as muitas prateleiras e estandes de editoras e livrarias voltou com tudo.
De acordo com uma reportagem do exibida no Jornal Nacional, em 2021 foram vendidos 55 milhões de livros, 29% a mais que em 2020. E de janeiro a abril de 2022, a alta é de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A grande chave para esse aumento na venda de livros, ao que tudo indica, são os eventos literários e o surgimento das pequenas livrarias.
Retomada dos eventos literários
Em São Paulo, por exemplo, aconteceu a 1ª Feira do Livro no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. A Associação Quatro Cinco Um foi a responsável pelo evento. A Feira do Livro trouxe mais de 55 convidados e 120 editoras e livrarias.
Quem foi ao evento também teve acesso a diversas atividades como, por exemplo, oficinas de cultura, batalhas de poesia, tendas de autógrafos e mediações de leitura.
A programação teve, ainda, a presença ilustre de convidados internacionais, como a escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro, o francês Bill François e a espanhola María Dueñas. Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório também participaram da feira.
O mês de junho de 2022 também trouxe outro grande evento literário, o VII Salão do Livro Político, que aconteceu no Tuca (PUC-SP), em São Paulo. O evento híbrido contou com muitos livros, bate-papos, cursos, descontos e convidados.
Essa edição contou com a participação de personalidades políticas como Dilma Rousseff, Álvaro García Linera, Manuela D’Ávila, Glenn Greenwald, Sonia Guajajara e Guilherme Boulos.
Em suma, vemos que os leitores estavam ansiosos para os reencontros. Outra prova disso é o aumento de livrarias de ruas em São Paulo. Grande parte delas na bela Avenida Paulista, um ponto de circulação, comércio e entretenimento na cidade.
E que continue assim, por todas as regiões do país!
Leia também: Dica para o leitor: o retorno dos maiores eventos e feiras de livros no país!