Poetas que fizeram história e marcaram gerações

Em 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia! E para celebrarmos a data em grande estilo, relembraremos poetas que, entre estrofes e versos, fizeram história.

Carlos Drummond de Andrade 

Autor de poemas reflexivos, densos, melancólicos e existencialistas, Carlos Drummond de Andrade veio do modernismo para trazer inovação, com seus versos livres e desprendidos de rimas e métricas.

Walt Whitman 

Poeta norte-americano, Walt Whitman foi considerado o pai do verso livre, também fugindo de restrições e métricas. Entre suas obras mais famosas está Relva, com apenas 12 poemas, os quais passou boa parte de sua vida reeditando.

Fernando Pessoa

Levou para Portugal o modernismo literário, valorizando a cultura nacional. Todas as cartas de amor, Tabacaria e Autopsicografia estão entre seus grandes sucessos, aclamados até hoje. Uma curiosidade é que seus poemas mais conhecidos foram assinados por heterônimos.

William Shakespeare 

O rei da combinação de palavras que arrebata a alma dos apaixonados. William Shakespeare conseguiu estruturar como ninguém as falas de seus personagens, tornando cada uma delas uma verdadeira poesia e uma linda obra de arte.

Pablo Neruda

Marcou a história do Chile com uma história de poeta que também se misturou com sua vida como diplomata e político. Seus poemas estão até hoje marcados em filmes e livros e são sempre lembrados para retratar profundos sentimentos. Não é à toa que em 1971 recebeu o Nobel de Literatura e se consagrou como um dos maiores poetas do século 20. 

Luís de Camões 

Com mais de mil estrofes e 8 mil versos sobre as grandes navegações de Vasco da Gama, o poeta impactou o mundo com os temas dessa grande aventura, desde amor e morte até mitologia.

Aos apaixonados por poemas, deixamos a indicação de alguns títulos da Editora Telha:

Deixe um comentário