Livros para entender a guerra entre Rússia e Ucrânia

No dia 24 de fevereiro de 2022, o mundo assistiu o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Muitas são as dúvidas e porquês que surgem em torno do conflito. Afinal, quando começou? Por que a poderosa Rússia quer a posse de um país como a Ucrânia? Quais as origens e consequências de tudo isso?

Para facilitar o entendimento dessas questões, deixaremos aqui algumas sugestões de leituras. Confira a seguir:

História da Rússia, de Gregory L. Freeze

Um livro elaborado por historiadores que simplesmente se desapegaram da propaganda e dos estigmas do passado para contar a real história da Rússia. Do início em Kiev e no Principado Moscovita aos três últimos séculos de império, revolução, comunismo, crise pós-soviética e reconstrução. 

Uma edição atualizada que alcança os desenvolvimentos da era de Putin até a primeira década do século XXI. Uma história que atrai todos que se interessam pela Rússia e pelo lugar que este país ocupa no mundo.

A fome vermelha: A guerra de Stalin na Ucrânia, de Anne Applebaum

O livro A fome vermelha narra o evento chamado de Holodomor, “fome assassina”, ou seja, as consequências das ações de Stalin em sua política de coletivização forçada da agricultura.

O contexto da história é real e relata a triste tragédia humanitária do século XX: a fome que matou mais de 5 milhões de pessoas na União Soviética entre 1931 e 1934, principalmente na Ucrânia. 

Vozes de Tchernóbil: A história oral do desastre nuclear, de Svetlana Alexijevich 

O livro abrange a explosão na usina nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, que na época era parte da extinta União Soviética. 

Em abril de 1986 essa catástrofe lançou partículas radioativas na atmosfera e fez com que a cidade de Pripyat tivesse que ser imediatamente evacuada. 

Svetlana Alexijevich ganhou o prêmio Nobel com a autoria dessa obra que foi a voz das pessoas afetadas.

História da União Soviética, de Peter Kenez

O livro abrange toda a evolução social e cultural da Rússia durante a existência da União Soviética.

Kenez aborda três grandes períodos: a evolução da União Soviética durante toda a década de 20, dos anos das Novas Políticas econômicas à era estalinista; a nova ordem depois de Stalin; e a tentativa dos líderes soviéticos em chegarem a um entendimento pacífico com o ocidente. Tudo isso com a Guerra Fria como pano de fundo.

Leia também: Ano de eleição: dicas de leitura para entender a política brasileira

Deixe um comentário