Confira as novidades da Telha: temas sociais imperdíveis!

Figuras da Causação: as Novinhas, as Mães Nervosas e as Mães que abandonam os Filhos – Camila Fernandes

O livro é o primeiro volume da coleção Antropologias Feministas Contemporâneas e traz diferentes perfis de mães que a sociedade populariza e rotula como as “novinhas”, as “mães nervosas” e as “mães abandonantes”. A autora, Camila Fernandes, mostra como estas figuras estão em zonas de ambivalência, misturando sentimentos muitas vezes opostos, como amor e horror, apego e abandono. O objetivo é mostrar a necessidade de estarmos atentos às relações estabelecidas entre homens e mulheres, bem como o modo com que o poder e a desigualdade operam em seus interiores.


Anfitriãs do céu: carreira, crise e desilusão a bordo da Varig – Carolina Castellitti  

Outro título que faz parte da coleção Antropologias Feministas Contemporâneas é Anfitriões do Céu. Os textos da coletânea sempre são de autoras mulheres e com temas sociais e de gênero.

Uma história que reúne relatos de uma etnografia realizada com mulheres que construíram suas carreiras na aviação nas últimas décadas do século XX. Um mundo de profissionalismo, aventuras e glamour, mas que também retrata o fim da Varig na vida dessas profissionais.


Procuram-se artistas: aspectos da legitimação de (jovens) artistas da arte contemporânea – Guilherme Marcondes 

Guilherme Marcondes aborda em seu livro as regras de conduta que muitos jovens se apegam na busca pelo reconhecimento do trabalho artístico.

A partir dos preceitos da arte contemporânea, o autor faz essa análise em sua pesquisa de doutorado, que agora se transformou neste livro. Ele aponta as tensões do processo de legitimação dos artistas, de forma interessante e real.

Entre artistas de São Paulo e Rio de Janeiro, os personagens centrais de sua pesquisa, ele mostra a concorrência existente em editais para concessão de prêmios e a construção de redes de sociabilidade.

Deixe um comentário