Os contos russos que fizeram história na Literatura

"Os contos russos que fizeram história na Literatura"

Se há um país privilegiado por seus escritores, certamente é a Rússia. Não é à toa que marcaram a era do estilo realista, com o fator bem característico dos contos, que ao longo dos anos foi propagado para o mundo inteiro. A verdade é que qualquer biblioteca que se preze só fica completa com eles: os contos russos. 

Os escritores russos, impressionantemente, têm o poder de cativar pessoas em qualquer parte do mundo. Isso porque encontraram uma forma de falar “várias línguas”, mesmo tendo cultura e personalidade forte. Eles conseguiram abranger assuntos que arrebatam o mundo.

A Rússia foi o berço de alguns dos principais escritores do estilo realista. Desde então, continua, até os dias de hoje, atraindo leitores ao redor do planeta. A verdade é que seus inúmeros escritores e obras são quase um patrimônio histórico para a humanidade.

Autores russos famosos estão entre os mais adorados da Literatura mundial. Os escritores russos permeiam um fascínio muito grande, desde Tolstói a Nabokov. Seria um verdadeiro desafio ter que escolher um só. Por isso, deixamos aqui uma seleção de oito autores russos que deixaram a sua marca com obras magníficas. Confira:

  • A dama de espadas” – Aleksandr Púchkin
  • O capote” – Nikolai Gogol
  • Crime e Castigo” – Fiódor Dostoiévski
  • Anna Karênina” – Liev Tolstói
  • A dama do cachorrinho” – Anton Tchekhov
  • Contos de Odessa” – Isaac Bábel
  • Doutor Jivago” – Boris Pasternak
  • Lolita” – Vladimir Nabokov

Por que ler os contos russos?

O romance russo apresenta um estilo fácil de leitura, além de ser bem semelhante à literatura brasileira. São romances ideais para qualquer pessoa que gosta de ler. No entanto, o leitor deve se atentar ao fato de que os problemas discutidos e o contexto em que estão inseridos fazem parte de realidades distintas da nossa.

Mas se você se identifica como um leitor desbravador, essa cultura diferente deve ser mais um atrativo para novas descobertas de costumes e características sociais de lugares diversos.

Uma coisa é certa: se você está procurando histórias que se assemelham a novelas e que tiram o fôlego, os romances russos vão cair no seu gosto muito facilmente!

Deixe um comentário