O que você precisa saber antes de publicar seu primeiro livro

Se você quer se tornar um autor, mas está começando, pode encontrar algumas dificuldades até se familiarizar com o processo de publicação.

O primeiro passo é finalizar o seu livro, em seguida pesquise os meios para que ele seja publicado. Uma dica importante é passar todo material por um editor, pois ele vai ajudar você a encontrar erros e dar sugestões de melhorias.

Mesmo que você já tenha revisado diversas vezes, o olhar de um profissional tornará seu livro mais profissional e dará mais clareza e fluidez na narrativa.

Entenda as diferenças entre as editoras

Agora, com o livro ‘finalizado’ e revisado, é hora de encontrar a sua editora. Hoje em dia, existem diversos tipos de editoras no mercado e é preciso estar atento para não se decepcionar e evitar transtornos.

As editoras tradicionais ou comerciais, são aquelas que compram os direitos das obras para edição e comercialização. Em geral, são empresas de maior porte que apostam exclusivamente em autores que garantam retorno ao investimento feito na publicação. Uma de suas desvantagens, é a grande fila de espera para avaliação dos seus originais – se é que eles serão realmente avaliados.

Já as editoras de autopublicação, por definição, são empresas prestadoras de serviços editoriais. Neste universo, são muitas as propostas e modelos de negócio e, infelizmente, nem todas cumprem o que anunciam e é preciso estar atento para que o “barato não saia caro”.

Suas tiragens são menores e costumam ir de 50 a 100 exemplares, tornando-se a opção mais viável tanto para quem escreve por hobby quanto para profissionais que não desejam investir altas quantias para publicar. 

A tiragem inicial é apenas o necessário para a obra existir. O avanço tecnológico permitiu que os livros sejam impressos sob demanda, ou seja, de acordo com a aceitação do mercado.

Com a impressão feita somente após a compra ser efetuada, é possível reduzir consideravelmente os custos de distribuição e armazenagem, tornando o preço do livro mais competitivo.

Como publicar a custo reduzido

Se você deseja publicar seu manuscrito, a Telha é a melhor opção. Além de um time especializado e dedicado ao seu projeto, aqui é possível publicar a um custo bem reduzido. Nosso projeto editorial é completo e sem pegadinhas, valores extras ou promessas impossíveis de cumprir. Primamos pela transparência e objetividade.

Envie seu material, defina o número de exemplares, e conte com as vendas apuradas durante o período de pré-venda para redução do seu investimento. Acesse abaixo e conheça mais do nosso trabalho:

Deixe um comentário