Livros infantis e sua importância na educação e na relação entre pais e filhos

O hábito da leitura é formado ainda na infância. Saiba por que ele deve ser incentivado desde cedo. 

É na infância que conhecemos o mundo, exploramos os sentidos e aprendemos coisas importantes para o desenvolvimento humano. Tudo tem um gostinho especial para os pais que acompanham esse crescimento: aprender a andar, dizer as primeiras palavras, entender o que pode ou não ser feito. Cada dia é uma grande novidade. 

Incentivando a leitura

Antes mesmo das primeiras palavras, já é possível se conectar com a criança através da leitura. Os livros com desenhos podem contar uma história e incentivar a criatividade.

O momento deve ser divertido. Os pais, ao lerem para a criança, podem explorar diversas recursos para tornar aquela história memorável.

Primeiras leituras solo

Quando a criança começar a ler, os pais devem incentivar ainda mais, com livros divertidos, coloridos e que estimulem a formação de grandes leitores. Além de ser de extrema importância para o bom desempenho escolar, o momento de leitura entre pais e filhos aproxima e fortalece a relação familiar. 

Ler na escola não substitui a leitura em casa

Esse é um ponto muito importante para os pais que desejam formar filhos leitores. É essencial que ao iniciar na escola a criança não deixe de ler em casa, assim o aprendizado deixa de ser algo apenas escolar e se torna rotineiro e divertido. 

A escola também possui um papel importante nesse desenvolvimento. É dever dos educadores criar projetos e atividades, unir vários elementos e criar um ambiente de leitura descontraído e estimulante para o pequeno leitor. Lembre-se: o incentivo deve começar desde a primeira infância. 

Livros para cada fase

Além de incentivar as crianças, é preciso persistir durante a adolescência. Fique atento aos livros que serão oferecidos em cada fase da vida. É importante que os mesmos atendam aos gostos dos filhos, mas que também eles possam explorar novos gêneros com o passar do tempo. 

Crianças leitoras tornam-se adultos leitores. Cada incentivo à leitura é um investimento no futuro. 

A Telha acredita na promoção da leitura, confira nossos títulos para ler junto aos seus filhos:

One thought on “Livros infantis e sua importância na educação e na relação entre pais e filhos

Deixe um comentário