Editora Telha participou da 32º Reunião Brasileira de Antropologia

Em 2020, a Reunião Brasileira de Antropologia ocorreu de modo remoto entre os dias 30 de outubro e 06 de novembro. O evento realizado pela Associação Brasileira de Antropologia e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi palco de muitas histórias de luta pela afirmação do caráter público e socialmente comprometido do conhecimento produzido nas universidades.

Estiveram em discussão, na 32ª RBA, não apenas os diversos temas que constituem o verdadeiro tesouro investigativo que a antropologia brasileira forjou ao longo de várias décadas, mas também as graves questões colocadas pelo inquietante contexto social e político atual. Nele, vislumbram-se inúmeros desafios a direitos consagrados pela Constituição Brasileira e a valores éticos centrais à atuação das e dos antropólogos, especialmente o respeito às diferenças sociais, culturais e políticas, baseadas em etnia, raça, religião, classe, gênero, sexualidade, origem regional, nacionalidade, capacidades corporais etc.

Hoje, mais que em qualquer outro momento histórico, os saberes antropológicos são veementemente instados a aprofundar a análise dos muitos problemas nacionais, entre os quais, a crescente desigualdade social, a real vulnerabilidade de grupos e populações e os elevados índices de violência no campo e nas cidades.

A 32ª RBA trouxe contribuição relevante ao país e à comunidade antropológica brasileira, em seu contínuo e árduo trabalho de refinar saberes insubmissos a todas as forças e poderes que ameacem a diversidade humana e naturalizem as desigualdades sociais.

Entre as atividades estiveram oficinas, minicursos, grupos de trabalho, mesas redondas, simpósios especiais e conferências.

Destaques da Editora Telha

Entre os autores da Editora Telha que participaram do evento estão:

  • Jérôme Souty na roda de conversa “Antropologias traduzidas e transposições antropológicas”
  • Luana Malheiro, Valdemar Figueredo Filho, Livia Salgado, Mauricio Fiore, João Batista de Menezes Bittencourt e Angela Penalva, na roda de conversa “Luiz Antonio Machado da Silva”
  • Valerie Gruber & Fernando de Jesus, na roda de conversa “Ricardo Benzaquen de Araujo”

Saiba mais sobre os livros lançados durante a RBA aqui.

Deixe um comentário