Dicas para novos autores: como começar a escrever?

Como começar a escrever? Eis a grande questão de quem inicia uma escrita. Não importa quantas ideias temos, sentar e colocá-las para fora é sempre mais difícil do que parece.

Nada é mais assustador do que uma página em branco à espera das primeiras palavras. É justamente por isso que estamos aqui; vamos dar o empurrãozinho necessário para que novos autores coloquem a mão na massa e saibam como começar a escrever um livro.

Afinal, suas ideias precisam sair da sua cabeça para viajar o mundo!

Dicas para novos autores

Por onde começar a escrever um livro? Para começar a escrever, uma dica valiosa é anotar tudo o que lhe vem à mente. No entanto, saber para onde sua história vai é essencial para uma boa organização de ideias.

A princípio, toda vez que algo interessante aparecer na sua cabeça, anote e depois organize. Pode ser numa folha de papel ou no rascunho do celular; não importa aonde, desde que a ideia esteja segura, para depois entrar no seu planejamento.

Uma vez que anote tudo, não correrá o risco de depois esquecer. Aliás, pense quantas vezes não teve boas ideias que não foram registradas e que caíram no esquecimento!

Uma das melhores dicas de como escrever bem é ler. Leia bastante e encontre suas referências. Perceba quem é ou quais são os seus autores favoritos. Busque inspiração e veja os tipos de textos que você tem maior afinidade, porque isso lhe facilitará e muito o trabalho.

Atualmente pode parecer ultrapassado, mas registre à mão os principais pontos, já que quando escrevemos temos tempo de pensar melhor e não esquecemos os conteúdos com tanta facilidade. A partir daí, anote a sequência do que planeja escrever e depois sublinhe os pontos principais.

Acima de tudo respire fundo, controle a ansiedade e mantenha a calma. Às vezes pode parecer assustador ou até frustrante, mas você vai conseguir!

Mais dicas de como escrever bem

Em primeiro lugar, crie um ambiente calmo para que sua mente flua sem hesitar e que não lhe traga outros atrativos que atrapalhem o seu foco. Entenda que essa atitude é primordial, já que desviar a atenção é como começar a escrever um texto em cima de uma prancha de surfe! Impossível, não é mesmo?

Então se concentre em contar a sua história. Mais que tudo, não se preocupe em impressionar alguém ou no que os outros vão achar. Em vez disso, deixe sua mente fluir sem reservas e do seu jeito! Uma vez que depois você poderá alterar o que quiser, o importante é abrir a sua mente e deixar a criatividade fluir pelas páginas em branco.

Não importa o quão impossível pareça por onde começar um livro, porque se este é um desejo seu, ah… então nada te impedirá de iniciar! Inclusive pense nos inúmeros projetos que já realizou e que no passado lhe pareciam muito difíceis.

Certamente já viveu muita coisa, experiências leves e outras nem tanto e soube superá-las. Reflita quantos desejos realizou nesses últimos tempos e pense como começar a escrever bem tudo o que já experimentou na vida.

Só para finalizar, vá com calma, dedicação e, principalmente, planejamento e foco. Com nossas dicas de como escrever bem, sem estresse e confiante, você irá evoluir tão rápido quanto uma criança ao aprender a andar de bicicleta.

Você se lembra de quando começou a aprender a andar, falar e até a escrever e ler as primeiras letras? Com certeza tudo parecia inalcançável e você superou todos esses desafios, tanto que hoje busca dicas de como começar a escrever; só que agora um livro!

Então, é só continuar pedalando e quanto mais você amar seu texto, melhor ele será

Deixe um comentário