Dia Nacional da Poesia

Data celebra a poesia no Brasil e homenageia Carlos Drummond de Andrade.

No Brasil, temos um dia dedicado a celebrar a poesia nacional. Até 2015, a data era comemorada em 14 de Março, uma homenagem ao poeta Antônio Frederico de Castro Alves, nascido nessa data, no ano de 1847. 

Mas a celebração não era oficial. Em 2015, foi sancionada a Lei 13.131/2015 que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. O Projeto de Lei teve proposta aceita para que o Dia Nacional da Poesia fosse comemorado no dia 31 de Outubro, nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.

O que é a poesia?

A poesia é uma forma de expressão marcada pela subjetividade, que tem como objetivo revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito. Ela retrata algo pela ótica da imaginação do poeta e do leitor.

Composta por atributos metafísicos e existenciais,  permite a expressão de sentimentos por meio do uso de recursos linguísticos e estéticos. Considerada uma das sete artes tradicionais, a poesia é uma forma de expressar a linguagem humana com fins estéticos ou críticos. 

Homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Drummond, nascido em Minas Gerais, no ano de 1902, é um dos maiores poetas brasileiros, sendo reconhecido internacionalmente. Em Belo Horizonte, estudou, trabalhou como funcionário público e iniciou sua carreira como escritor. Fundador do periódico A Revista, órgão oficial do modernismo mineiro, foi destaque desse movimento literário.

Em 1930, publicou sua primeira obra, Alguma Poesia, quando o modernismo já estava consolidado em terras brasileiras. Com poemas que abordam temas de nosso cotidiano (família e amigos, conflitos sociais, existência humana etc.) e uma escrita com toques de ironia e pessimismo, Drummond é um marco na literatura brasileira.

Drummond de Andrade ficou conhecido por ser um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Deixe um comentário