Centenário de Maria Clara Machado

A autora de livros infantis marca passagem histórica no mercado editorial em abril de 2021, data em que será consagrada com o seu Centenário de comemoração. Maria Clara Machado, em suas muitas facetas, foi escritora, atriz, dramaturga e eternizada como autora de peças de teatro e livros infantis.

Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Maria Clara Machado nasceu no dia 3 de abril de 1921. Ou seja, em 2021, comemora-se o seu centenário de aniversário. Desde muito cedo, faziam parte de seu mundo grandes nomes da literatura, do teatro e da música. Seus pais mudaram-se para o Rio de Janeiro quando ela tinha apenas 4 anos. Garota prodígio, aos 15 anos de idade entrou para o Movimento Bandeirante. Em 1950, foi para Paris estudar teatro. Ao voltar, juntou-se a amigos e fundou, então, o teatro amador O Tablado.

O teatro foi responsável pela formação de atores consagrados do país, como Marieta Severo, Louise Cardoso, Drica Moraes, Malu Mader e Cláudia Abreu. Assim, tamanha a sua importância, Maria Clara Machado foi considerada a maior autora de teatro infantil do país.

Maria Clara Machado era atriz, professora e diretora. Mas seu sucesso no Brasil e no mundo veio a partir do seu trabalho na dramaturgia infantil. O fantasminha Pluft, aquele que tinha medo de gente, ficou conhecido por crianças do mundo inteiro.

Obras de Maria Clara Machado são atemporais

As homenagens a essa autora tão versátil são muitas. No entanto, muito do reconhecimento de seu ofício está no seu grande feito com o teatro das improvisações no Tablado. Suas obras transcendem gerações, seja nos espetáculos, nos cursos livres ou a cada vez que alguma criança lê seus livros. 

Suas peças são atemporais e conquistaram décadas de sucesso através da visita de muitas crianças ao Tablado, e que agora, adultos, continuam a frequentar o espaço na companhia dos filhos.

Entre suas obras infantis mais famosas estão: O Cavalinho Azul, A Bruxinha que era Boa, A Menina e o Vento, O Rapto das Cebolinhas, Tribobó City, além, é claro, de Pluft, o Fantasminha.

Os livros infantis na infância tem genuíno valor, pois insere a criança em um contexto de identificação e cria o hábito de leitura. Pensando nisso, a Editora Telha adicionou em seu catálogo títulos inspiradores, assim como as histórias criadas por Maria Clara Machado. 

Livros infantis da Editora Telha

Leia também: Livros infantis e sua importância na educação e na relação entre pais e filhos

Deixe um comentário