O sucesso das páginas relacionadas a livros no Instagram

Banner blog o sucesso das páginas relacionadas a livros no instagram

Aquele que tem muito a dizer mas vive num mundo inquieto e avassalador das emoções das leituras encontrou agora o seu lugar de fala: as páginas no Instagram. O leitor solitário, tem dentro de si uma vontade enorme de contar sobre suas experiências e, com a rede social, essa vontade ganhou vida!

No passado, quando não havia o fenômeno das redes sociais, o máximo que uma pessoa que adora ler poderia fazer era trocar algumas experiências em conversas com amigos e familiares. Com o Instagram, essa rede e interação entre leitores se estendeu e continua a se aumentar grandiosamente. 

 As páginas são uma forma de dividir os mesmos gostos em um nicho igual ou equivalente ao seu. As hashtags são verdadeiros guias para esses semelhantes se encontrarem. O filtro dos filtros aproxima o leitor de Shakespeare a mais leitores de Shakespeare. E assim sucessivamente com temas, segmentos e títulos de livros.

Como falar sobre livros no Instagram

Muitos usuários realizam resenhas em lives ou no IGTV. Também tem os que ousam escrever sobre o livro nas legendas das fotos. Alguns usam essas páginas para divulgação de canais no YouTube, ou até mesmo divulgação de publicações de autoria própria. Outros compartilham memes engraçadíssimos sobre o mundo da leitura.

A verdade é que existe uma verdadeira identidade no meio desse nicho. As páginas costumam ser bem receptivas entre si. Alguns perfis realizam sorteios de livros e mantêm parcerias com outros. Os que têm menor número de seguidores sempre são ajudados com a divulgação dos que tem mais.

O cenário dos vídeos das lives e do feed sempre é a convencional biblioteca ao fundo, com decoração ao gosto do criador da página. Alguns têm tanto sucesso que chegam a mais de 100 mil seguidores. A maioria são jovens que adoram exibir sua estante e bonecos de coleções de séries.

O que mais é impressionante é a quantidade de perfis que é possível descobrir pesquisando a hashtag #livros.

Perfis de sucesso

Muitas dessas páginas oferecem conteúdos riquíssimos, algumas apresentam críticas de leitura, além de dicas de pessoas que realmente são especialistas no assunto. Dois deles, em especial, são Mário Félix, mestre em Literatura, e Rafael Ottati, doutor na mesma área. Os dois trazem em suas páginas temas de livros e autores com grande propriedade. Não é à toa que possuem um grande número de seguidores.  Vale a pena conferir o conetúdo de seus perfis com resenhas, bate-papos, promoções e muito mais.

Deixe um comentário