10 livros de autores LGBT para você conhecer

Nossa percepção sobre os autores que lemos às vezes se perde nas primeiras páginas. Em muitas ocasiões, sabemos mais do conteúdo do livro e buscamos zero informação sobre o autor. Por exemplo, sobre autores LGBT, qual foi o último que você leu?

Infelizmente, ainda existem diversas tentativas de censura das vivências e autores LGBT na literatura, seja pelas barreiras de editoras tradicionais ou até mesmo por decisões de instituições. A última divulgada pela Fundação Palmares expurgou livros que estariam “pautados na revolução sexual”. 

As autoridades da Fundação causaram um verdadeiro impacto na grande mídia ao eliminarem do acervo obras de famosos autores, como Simone de Beauvoir, autora de “O segundo Sexo”, livro aclamado mundialmente. 

Uma forma de ir contra toda essa censura é potencializar a força desses autores para as atuais e futuras gerações.

Lista de livros com autores LGBT para você conhecer

  1. “Viagem solitária – A trajetória pioneira de um transexual em busca de reconhecimento e liberdade”, de João W. Nery
  2. “O quarto de Giovanni”, de James Baldwin
  3. “E se eu fosse pura”, de Amara Moira
  4. “Tipo Uma História de Amor”, de Abdi Nazemian
  5. “Água doce”, de Akwaeke Emezi
  6. “Guardei no armário”, de Samuel Gomes
  7. “A ridícula ideia de nunca mais te ver”, de Rosa Montero
  8. “Amora”, de Natalia Borges Polesso
  9. “Devassos no paraíso”, de João Silvério Trevisan
  10. “Carta a uma paixão simples”, de Dara Bandeira 

Existem também diversos livros que carregam temáticas que envolvem violência e os preconceitos vividos por pessoas que escolheram uma opção sexual discriminada pela sociedade. Por isso, deixo aqui uma indicação de leitura excelente da editora telha sobre esse assunto.

Fora da Caixa: a violência contra a diversidade sexual e de gênero na educação, de Moisés Santos de Menezes. Nessa obra, o autor revela seus sentimentos de inquietações, relacionando o universo educacional dentro das temáticas de gênero, e ainda trata da questão da violência contra a população LGBT. O livro aponta uma interessante visão de dados e as análises que precisam sair da caixa acadêmica para fazer sentido junto com o professor e o aluno dentro da sala de aula.

Conteúdo selecionado pela editora educativa Twinkl para indicação na campanha sobre o Dia do Orgulho LGBT.

Deixe um comentário