Você conhece as etapas da produção editorial?

Um livro cumpre vários processos para ser produzido e chegar até as livrarias. Desde a concepção da obra, passando pelas ideias de capa e realização do registro, são diversas as etapas que devem ser elaboradas.

Nesse artigo apresentamos os serviços essenciais para uma edição profissional à altura do seu texto.

Revisão

Tudo começa pela revisão, que é a análise ortográfica e gramatical da obra, e envolve a adequação do texto às regras gramaticais, de pontuação e eventuais problemas de digitação.

Ainda nesta sequência, o livro pode ser submetido à leitura crítica, procedimento que não envolve a alteração do que está escrito na obra. Trata-se da avaliação da coerência do texto, do sentido da obra, da estruturação dos personagens (no caso da ficção), o enredo, a estruturação dos capítulos e outros traços estruturais do livro.

Por fim, temos o copidesque, que permite a alteração do conteúdo, com adaptações mais profundas visando trazer coesão à obra, eliminando lacunas e lapsos que podem ter ocorrido no processo de escrita.

Como funciona a diagramação?

Com o texto finalizado, é hora de colocar nas páginas o conteúdo e começar a dar o caráter visual ao trabalho.

Essencial para o livro, cabe ressaltar que este é o momento em que são feitas escolhas importantes para a identidade da obra. O editor, juntamente com o autor, definirá a quantidade e distribuição dos capítulos, o uso ou não de alguma frase na abertura de cada um deles, os destaques, os recuos do texto, a adoção de notas de rodapé ou a reunião delas no final do livro, entre outros ajustes.

Além disso, a diagramação também abre possibilidades para o uso de tabelas, legendas e outros recursos gráficos que têm por propósito melhorar a experiência do leitor e deixar o projeto gráfico esteticamente agradável.

Hora de registrar

A solicitação de registro de obras deve ser feito junto à Biblioteca Nacional. De acordo com a entidade, o registro dos direitos autorais sobre uma obra intelectual permite o reconhecimento da autoria, especifica direitos morais e patrimoniais e estabelece prazos de proteção tanto para o titular, quanto para seus sucessores.

Por sua vez, o ISBN (International Standard Book Number) é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais.

No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes, responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional.

Para obter esse número, a editora deve fazer toda a solicitação na Biblioteca Nacional e o procedimento inclui formulário e cópia da folha de rosto da obra a ser publicada.

Criação da capa

Nesta etapa, o autor indica as sugestões e referências para o designer responsável pela capa. É o chamado briefing, em que os termos gerais são definidos. Em seguida, o designer enviará uma primeira proposta e a partir daí seguem-se os ajustes até que a capa seja concluída.

É importante entender que o profissional contratado é especializado e trabalha dentro de certas limitações de identidade visual e marca da editora, mas isso não significa que a capa não tenha o resultado final esperado pelo autor. Diálogo e confiança são muito importantes nessa relação.

Impressão

Cumpridas todas as etapas anteriores, teremos o arquivo final, o livro em si, pronto para seguir para gráfica e ser impresso. O autor receberá esse arquivo para aprovação final e últimos retoques.

Estando tudo certo, a editora inicia a impressão e faz o acompanhamento gráfico, última etapa técnica que consiste em supervisionar e cuidar para que não haja nenhum problema durante a impressão.

Após o prazo estimado para impressão, os livros são conferidos pelo setor de qualidade e, finalmente, chegam às mãos do autor e livrarias e daí para seu destino preferencial, os leitores.

A Telha cumpre todas as etapas necessárias para um produto final à altura dos seus escritos. Envie seus originais e saiba mais sobre nosso modelo editorial:

Deixe um comentário