A produção editorial exige profissionalismo, já que um livro cumpre vários processos de construção até chegar às mãos do leitor.
O produtor editorial se responsabiliza por todo o procedimento; ou seja, a criação da capa, diagramação editorial, revisão, impressão e inclusive, a realização do registro.
Nesse sentido, apresentaremos os serviços essenciais para que você compreenda o que é produção editorial.
Revisão editorial
Tudo começa pela revisão editorial, que é a análise ortográfica e gramatical da obra. Etapa primordial, porque envolve a adequação do texto às regras gramaticais, de pontuação e também descoberta de eventuais problemas de digitação.
Ainda nesta sequência, o livro pode ser submetido à leitura crítica da obra. Em outras palavras, uma avaliação da coerência do texto; do sentido da obra; da estruturação dos personagens (no caso da ficção); do enredo, a estruturação dos capítulos etc.
Por fim, temos o copidesque ou revisão, que permite a alteração do conteúdo, com adaptações mais profundas visando trazer coesão à obra. Sendo assim, podemos eliminar lacunas e lapsos que podem ter ocorrido no processo de escrita.
Diagramação editorial
Assim que pronto, isto é, com o texto finalizado, é hora de dar caráter visual ao trabalho, ou seja, identidade à obra!
O produtor editorial, juntamente com o autor, definirão detalhes tais como: a quantidade e distribuição dos capítulos; o uso ou não de alguma frase na abertura de cada um deles; os destaques, os recuos do texto; a adoção de notas de rodapé ou a reunião delas no final do livro; entre tantos outros ajustes.
Além disso, a diagramação editorial abre possibilidades para o uso de tabelas, legendas e outros recursos gráficos. Em suma, o propósito essencial é melhorar a experiência do leitor, deixando o projeto gráfico esteticamente agradável.
Como registrar uma produção editorial
A solicitação de registro de obras deve ser feito junto à Biblioteca Nacional. Isso significa que o registro dos direitos autorais sobre uma obra intelectual permite o reconhecimento da autoria; especifica direitos morais e patrimoniais, além de estabelecer prazos de proteção tanto para o titular, quanto para seus sucessores.
Por sua vez, o ISBN (International Standard Book Number) é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.
Oficializado como norma internacional em 1972, a agência Internacional do ISBN orienta e delega funções às agências nacionais.
No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes, responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional.
Para obter o número, o produtor editorial faz a solicitação na Biblioteca Nacional; o que inclui formulário e cópia da folha de rosto da obra a ser publicada.
Capa: a face da produção editorial
A capa é o invólucro do livro, talvez a maior ferramenta mercadológica para o sucesso de vendas da obra. Desta maneira, merece uma atenção mais que especial.
De maneira geral, o autor indica as sugestões e referências para o designer responsável pela capa. É o chamado briefing, em que os termos gerais são definidos. A partir daí seguem-se os ajustes até que a capa seja concluída.
Diálogo e confiança são muito importantes para que o resultado final seja surpreendente e cumpra o seu papel de revelar a alma do livro.
Impressão editorial
Finalmente chegamos à impressão digital! O livro segue para gráfica e o autor receberá o arquivo para aprovação final e últimos retoques.
Após tudo aprovado, chegamos ao acompanhamento gráfico, que consiste em supervisionar e cuidar para que não haja nenhum problema durante a impressão.
À medida que tudo foi aprovado pelo setor de qualidade, a produção editorial cumpriu o seu papel e o livro chega até as mãos do leitor.
Nós da Editora Telha desempenhamos todas as etapas necessárias para que sua obra seja publicada com sucesso. Envie seus originais e saiba mais sobre nosso modelo editorial: