Parece incrível, mas ainda temos que debater a importância da preservação do meio ambiente. A defesa da fauna e da flora é fundamental para proteção da nossa própria espécie ou será que algum terraplanista enxerga o homem como um animal alheio ao ecossistema?
Nossa intenção não é escrever um post didático, já que desde a tenra infância estudamos, por exemplo, coisas elementares como fossíntese, a importância do oxigênio e da biodiversidade para a vida humana etc e tal.
Também muito já se fala sobre combustíveis fósseis, desmatamento da amazônia e a importância da preservação dos povos originários da floresta. Já tem muita gente boa e entendida no assunto tratando da preservação do meio ambiente.
Com certeza já sabe quem é responsável pela conservação e preservação do meio ambiente, não é mesmo? A luta pela vida dos povos indígenas [únicos a saber usufruir da natureza com respeito] é de todos nós e já deviamos ter decorado essa cartilha.
Certamente na infância comemorou com colegas o dia do índio na sua escola. E o que restou dessa lembrança? Quem sabe sua mãe tenha guardado o seu cocar de papel…
A humanidade é responsável por tudo de bom e de ruim que acontece aqui dentro da nossa casa, o planeta Terra e sustentabilidade é um tema tão caro que o mundo corporativo o abraçou por completo.
Qual a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente
A relevância da sustentabilidade é imensa e não à toa o mundo corporativo se ligou na causa. Por que são bonzinhos? Talvez a causa seja outra, já que no mundo dos negócios o que pesa mesmo é a lógica financeira.
Além da conservação e preservação do meio ambiente, transformar lixo orgânico em gás, por exemplo, gera energia mais barata. Enfim, a gestão sustentável é uma potente ferramenta de marketing, além de econômica e inteligente.
É tão alarmante a situação do planeta, que a poluição nas grandes cidades, nos mares e rios é de conhecimento de qualquer pessoa minimamente informada. O consumidor antenado, entre dois produtos semelhantes, certamente escolherá pelo que tenha o apelo da sustentabilidade.
Nosso objetivo é ir um pouco além e talvez trazer uma reflexão diferente para a questão da biodiversidade e preservação do meio ambiente.
Sobre bola de cristal e futuro
Parece engraçado, mas sabe aquele filme de ficção que você assistiu há muito tempo e que trazia modernidades inalcançáveis? Então, talvez muito do que você tenha visto esteja até ultrapassado.
Afinal, só para citar um exemplo, na década de 60 assistimos encantados os Jetsons [desenho animado produzido pela Hanna-Barbera] e todo aquele arsenal de aparelhos domésticos e de entretenimento, hoje fazem parte da nossa realidade.
Na verdade, nos parece que tudo o que a cabeça humana imagina acaba de uma forma ou de outra se realizando.
Será que temos uma bola de cristal ou quem sabe um chip instalado na mente capaz de projetar o futuro?
Nada disso. O limite da inteligência humana talvez seja um mistério, mas a capacidade intelectual do homem aumenta na medida em que é exercitada.
Infelizmente a estupidez também…
Mas voltando à questão da preservação do meio ambiente, se há muito nos soa o alerta de que devemos mudar o modo de produção e consumo, melhor prestarmos bastante atenção ao aviso!
Preservação do meio ambiente e o passaporte para o futuro
Somos uma editora que busca fomentar a reflexão e o conhecimento dos mais variados assuntos. Desde a violência por armas, aos abusos de poder, temas sociais e relacionados ao livro e a literatura. Também refletimos sobre o brutal assassinato de Marielle Franco, abordamos o racismo e a causa LGBTQIA+.
Uma vez que te trouxemos até aqui, vamos ao que interessa: O que dirão nossos descendentes sobre o planeta que deixamos de herança?
Se continuarmos a viver e a consumir como até então, além de ignorar os alertas que ambientalistas nos trazem, certamente alcançaremos o caos planetário e o inglório certificado de egoístas inconsequentes.
Mas você pode até pensar que tudo isso vai demorar décadas para acontecer e que nem estará mais aqui para assistir a esse triste epílogo da história da humanidade.
O que as futuras gerações dirão da gente? É fato que seremos julgados; quanto a isso não existe a menor dúvida!
Afinal, se já conhecíamos o tamanho da encrenca que estávamos [diga-se de passagem, conscientemente] construindo, por que a preservação do meio ambiente foi mais e mais preterida?
O homem talvez seja o mais irracional de todos os bichos da Terra. A gente sabe que a história caminha ora para a esquerda, ora para a direita, mas que tal a gente aprender a trilhar o caminho do meio?
O futuro tá logo aí. Aliás, lembra dos Jetsons e pensa no que vai deixar para os seus netos, bisnetos ou para a humanidade, enfim.