“Escola e privilégio” apresenta uma análise da produção da pós-graduação brasileira sobre as escolas privadas, realizada a partir de um balanço tendencial das teses e dissertações disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualiquantitativa. Para sua execução, foi realizado um levantamento dos títulos presentes no repositório por meio dos descritores “escola privada” e “escola particular”, no período de 2013 a 2022 – intervalo em que a Fundação disponibiliza os resumos, imprescindíveis para a análise proposta. Ao longo da obra, apresenta-se um panorama dos caminhos percorridos pela escola privada, das relações entre escola e classes sociais, bem como da oposição histórica entre escola pública e escola particular. Os títulos levantados foram organizados em dois grandes eixos de análise: a distribuição temporal das pesquisas e a relação entre quem produz, o que se produz e como se produz conhecimento sobre o tema. Esses eixos, representados em tabelas e gráficos, foram examinados à luz das contribuições de Pierre Bourdieu e Raymond Williams. Relevante e atual, o livro evidencia tendências, disputas e silêncios da produção intelectual recente, oferecendo ao leitor elementos para compreender o lugar da escola privada no cenário educacional brasileiro e seus desdobramentos na sociedade contemporânea.
Escola e privilégio: uma análise da produção acadêmica brasileira sobre escolas privadas
R$55,00
Por meio de uma perspectiva sociológica crítica, Rodolfo Alves de Macedo analisa a produção acadêmica da pós-graduação no campo da Educação, buscando compreender o estado da pesquisa brasileira sobre as escolas privadas. A investigação toma como ponto de partida os descritores “escola privada” e “escola particular”, revelando como o tema tem sido abordado, em que contextos e com quais ênfases ao longo da última década.


